Acusado de esfaquear estudante em São Vicente nega crime

Allan Bispo, de 14 anos, foi assassinado após tentativa de assalto no Catiapoã

5 MAI 2016 • POR • 18h48
Allan Abadia Bispo foi assassinado no dia 17 de março - Arquivo Pessoal

Quase dois meses depois, os dois suspeitos de matar Allan Abadia Bispo, de 14 anos, no Catiapoã, em São Vicente, foram presos na noite da última quarta-feira (4). Após intensa investigação, a Polícia Civil chegou até Marcelo Souza Bombardelli, de 40 anos, que confessou o crime, e André Campos Carvalho, de 31 anos, que teria golpeado fatalmente a vítima após a tentativa de assalto. O acusado nega autoria da facada. O adolescente seguia para a escola quando foi abordado pela dupla. Sem nada para entregar, o estudante, que estava acompanhado de um amigo, levou uma facada no tórax.

“Desde que aconteceu o crime a gente não parou. As informações, todas que eram levadas ao conhecimento da gente eram checadas. Nenhuma passou despercebido, até as mais absurdas nós checamos. Ontem tivemos sucesso. Uma informação dava conta de que o Marcelo era um dos participantes do crime”, afirmou Carlos Schneider, delegado titular da Delegacia Sede de São Vicente. Após a ocorrência, o retrato falado do autor das facadas foi divulgado pela polícia.

Marcelo confessou a participação no crime. Já André, que segundo o comparsa teria sido o autor dos golpes que vitimou o adolescente, negou. A dupla, que mora em São Vicente, foi detida pelos investigadores em casa. As roupas que teriam sido utilizadas por eles no dia do crime também foram apreendidas pelos policiais. A prisão temporária de 30 dia dos dois foi pedida.

“Nós conversamos com ele (o Marcelo), apresentamos algumas provas e ele confessou o crime. Pusemos ele na viatura e o levamos até a proximidade do crime. Ele mostrou tudo certinho. Onde entrou, onde abordou o rapaz, a fuga dele por onde se deu e tudo correspondeu ao fato. A gente não tem só prova testemunhal, a gente tem os vídeos das câmeras de monitoramento de alguns lugares e das vizinhanças”, explicou Schneider.

Ainda de acordo com o delegado, os detalhes apresentados por Marcelo estão de acordo com as imagens obtidas pelas câmeras de monitoramento e não deixam dúvidas sobre a participação dele no crime. “Ele citou um pequeno detalhe de uma hora que eles viram em uma determinada rua e que o André perde a direção e quase sobe em cima da guia”, afirmou Schneider.

Os suspeitos são usuários de drogas e têm passagens na polícia por roubo. “Ele foi reconhecido por roubo de um telefone celular, o Marcelo. E o André já foi condenado por roubo. O crime se deu em 2013 e agora recentemente foi denunciado por crime de roubo”, destacou o delegado.

Crime choca pela crueldade

O crime ocorreu na manhã do dia 17 de março deste ano e chamou a atenção pela crueldade empregada. Allan Bispo seguia para a escola junto com o amigo Matheus Vieira quando foi abordado por dois homens de bicicleta, que anunciaram o assalto. Eles correram, mas o estudante, que não tinha o que entregar para os marginais, tropeçou e foi esfaqueado. O colega conseguiu se esconder e pediu socorro.

Populares acionaram a Polícia Militar e o SAMU, que levou a vítima até o Hospital Municipal de São Vicente onde foi constatada a morte. A faca utilizada no crime foi dispensada pelos marginais e encontrada pelos policiais a quinze metros do local do crime.

Allan Bispo era aluno da EMEF Carolina Dantas, que fica no Catiapoã. Ele já havia sido vítima de roubo no caminho para a escola e, com medo, deixou de frequentar a aulas por um semestre. Por isso, com medo, no dia do crime portava apenas o material escolar e nada mais de valor. Os ladrões fugiram sem nada levar.

Após o crime, chocada, a família de Matheus se mudou para o Paraná.