Campanha visa estimular a acessibilidade no comércio de Santos

As firmas mais bem pontuadas recebem o selo de empresa acessível e, assim, podem atrair mais clientes

5 MAI 2016 • POR • 11h30
‘Santos Acessível’ terá ranking de estabelecimentos da Cidade que possuem soluções de acessibilidade - Matheus Tagé/DL

Tornar Santos uma referência nacional em acessibilidade e inclusão da pessoa com deficiência. Esse é o principal objetivo do ‘Santos Acessível’, iniciativa da Prefeitura que tem apoio do Sindicato do Comércio Varejista da Baixada Santista. O lançamento da campanha será realizado amanhã, às 10 horas, na sede do Sindicato, que fica Avenida Ana Costa, 25, na Vila Mathias.

O projeto consiste em um ranking de estabelecimentos do varejo que possuem soluções de acessibilidade. As firmas mais bem pontuadas recebem o selo de empresa acessível e, assim, podem atrair mais clientes em potencial. A ideia de criar a classificação – além de ampliar a acessibilidade na Cidade – é tornar o selo um atrativo para o comércio.

Os números do Censo 2010 do IBGE confirmam a importância do projeto. Segundo o levantamento, cerca de 25% da população santista tem algum tipo de deficiência (auditiva, motora, visual ou intelectual) ou mobilidade reduzida. “Percebemos um consumo reprimido dessa parcela da sociedade. Hoje temos consumidores com poder de compra, mas que têm dificuldade em acessar os locais”, afirma o coordenador do Procon Santos, Rafael Quaresma.

Para o coordenador de Defesa de Políticas para Pessoas com Deficiência de Santos, Eduardo Ravasini, o grande diferencial da campanha é mostrar que o deficiente também é um consumidor em potencial para o comércio. “Estamos muito animados com o início desse projeto. Isso é algo inovador não só na região, mas em todo o País”, comemora Ravasini.