Cubatão entra em estado de epidemia de dengue com 262 casos

Secretaria de Saúde intensificará ações de prevenção e combate ao mosquito

25 MAR 2013 • POR • 22h40

Cubatão entrou, nesta segunda-feira (25), em estado de epidemia de dengue, a exemplo de outros municípios da Região Metropolitana da Baixada Santista. A diretora o Departamento de Vigilância à Saúde informou que de janeiro a 25 de março foram confirmados 262 casos da doença na Cidade.

De acordo com o parâmetro ditado pelo Ministério da Saúde, esse número supera o limite de 240 casos para a declaração de estado de epidemia, considerando-se a população do Município, de 117 mil habitantes. A Secretaria de Saúde do Estado e o Ministério da Saúde já foram notificados, conforme o protocolo utilizado para decretar epidemia nos municípios.

Leia Também

Prevenção a leptospirose em Cubatão

Profissionais de Saúde de Cubatão são convocados pela Prefeitura

Você é o que você come

Ministério da Saúde alerta para doenças pós enchentes

Alimentação: Crianças precisam de cuidado extra nas férias

A partir de agora não mais será necessário a confirmação laboratorial. O exame clínico nas unidades de saúde poderá constatar o surgimento de novos casos. Diante da proliferação da doença, a Secretaria de Saúde de Cubatão intensificará as ações coletivas e solicitará ao governo do Estado a aplicação de nebulização (fumacê) nos bairros. O Ministério da Saúde também deverá se consultado para apoio ao combate da dengue no município.

A secretaria de Saúde está remanejando servidores para que haja mais pessoal em cada um dos plantões dos prontos socorros. Também está providenciando melhor estrutura mobiliária para oferecer atendimento e principalmente hidratação nos PSs. A adequada hidratação é fundamental no tratamento da dengue.