Saúde de Verissimo é estável, mas ele ainda precisa de hemodiálise

De acordo com boletim médico, estado de saúde do escritor é estável, mas ainda não há previsão de alta. Ele foi internado no último dia 21

2 DEZ 2012 • POR • 16h09

Luis Fernando Verissimo apresenta quadro de saúde estável, porém ainda precisa de sessões de hemodiálise frequentes. De acordo com o último boletim médico, divulgado no final da manhã deste domingo (2), o escritor permanece no Centro de Tratamento Intensivo (CTI), onde está internado desde o dia 21, sem previsão de alta.

Verissimo foi internado no Hospital Moinhos de Vento, em Porto Alegre, depois de se sentir mal após uma viagem por Minas Gerais e Rio de Janeiro. Ele se queixou de sintomas de gripe, o mesmo que seus companheiros de viagem, entretanto, ao invés de apresentar melhoras, como os demais, o escritor gaúcho piorou.

No dia 24, identificou-se que o escritor era vítima do vírus Influenza A, a gripe comum. Pelo fato de ser hipertenso e diabético, seu quadro de saúde se agravou, fazendo com que ele fosse imediatamente internado, para ser sedado e auxiliado por aparelhos.

Na semana passada, a infecção foi controlada. Desde então, Verissimo permanece sob cuidados, principalmente no que diz respeito às suas funções renais. Entretanto, ele está lúcido, vê televisão, fala com familiares e faz fisioterapia.

Além de escritor, Verissimo também é jornalista, cartunista, roteirista de televisão, autor de teatro e tradutor. Entre suas obras mais famosas estão "O Analista de Bagé", "Comédias da Vida Privada", "As Cobras" e "A Velhinha de Taubaté".