Itanhaém segue na contramão da epidemia de dengue

Atualmente a cidade que enfrenta o pior quadro do problema é Santos, que já registrou 1114 casos de dengue

23 MAR 2013 • POR • 15h26

A população de Itanhaém pode respirar um pouco mais aliviada. O preocupante quadro epidêmico da dengue na Baixada Santista pouco atingiu o Município, que registra o menor número de casos até o momento, de acordo com dados divulgados pelas prefeituras da região. Desde o início do ano, Itanhaém confirmou apenas cinco casos da doença.

O clima do verão é considerado ideal para a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, o transmissor da dengue. A combinação entre temperaturas elevadas e abundância de chuvas no período fornecem o habitat que o mosquito precisa para se multiplicar: água parada e temperaturas acima dos 18 graus.

Com isso, o número de casos registrados na região disparou nas últimas semanas e virou alvo de preocupação da população, que já sofreu maiores infestações da doença em anos anteriores. Atualmente, outras quatro cidades já registraram mais de 200 casos.

Os números de Itanhaém podem ser explicados pelo intenso trabalho preventivo realizado na Cidade desde o ano passado, com foco na conscientização dos munícipes. A Prefeitura organizou mutirões de limpeza, que têm passado por diversos bairros e retirado toneladas de entulhos e objetos que poderiam acumular água. Além disso, promoveu visitas domiciliares de agentes de saúde e de agentes de endemias, incumbidos de inspecionar residências e terrenos procurando eliminar e prevenir focos do mosquito.

Confira os números de casos confirmados na Baixada Santista em 2013:

Cidade                         Casos confirmados da doença
Santos                                                   1114
Praia Grande                                          278
Guarujá                                                   240
São Vicente                                            193
Cubatão                                                  185
Bertioga                                                    56
Peruíbe                                                     33
Mongaguá                                                12
Itanhaém                                                    5