Cartórios da Baixada Santista realizam cadastro biométrico

Munícipes podem antecipar atualização até maio; agendamento é feito pelo site do TRE

10 FEV 2016 • POR • 10h50
1,3 milhão de pessoas devem realizar a atualização na Baixada Santista - Matheus Tagé/DL

Os eleitores da Baixada Santista já podem realizar o cadastro biométrico nos cartórios eleitorais da região. Embora ainda não seja obrigatório, o procedimento já é realizado em casos de emissão de títulos e mudança de domicílio eleitoral.

Os demais eleitores devem realizar agendamento no site do Tribunal Regional Eleitoral (http://www.tre-sp.jus.br/). Após o agendamento, o eleitor deve ir ao cartório levando documento de identidade com foto, título de eleitor e comprovante de residência.

De acordo com o TRE-SP, 1,3 milhão de pessoas devem realizar a atualização na Baixada Santista. Em 2016 o prazo final para fazer qualquer alteração no cadastro eleitoral, inclusive a identificação biométrica, é 4 de maio.

A procura pelo serviço está forte no cartório da 118ª zona eleitoral de Santos. “Atendemos diariamente cerca de 50 pessoas para o cadastro biométrico. É importante destacar que o procedimento ainda não é obrigatório e não será usado nas eleições deste ano, mas quanto mais cedo cadastrar as digitais mais tranquilo será o procedimento”, destacou Ana Lúcia, chefe substituta.
Ela afirmou que após o agendamento o procedimento é simples e rápido, durando cerca de 10 minutos.

De acordo com o TRE-SP a identificação biométrica só é utilizada nas eleições quando todo o eleitorado de um município já está cadastrado no sistema. A previsão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é de que todo o eleitorado do Brasil seja recadastrado até 2018.