Acusado de liderar quadrilha que assalta no SAI é preso em Cubatão

Polícia Civil apura a participação de Luiz Henrique de Paula Melo, conhecido como Bife, de 19 anos, em ao menos 20 assaltos

29 DEZ 2015 • POR • 19h56
Luiz Henrique de Paula Melo foi capturado na casa dos pais, no bairro Jardim Nova República (Bolsão 8) - Divulgação/Polícia Civil

Apontado pela Polícia Civil como líder da quadrilha responsável por uma onda de assaltos nas rodovias Anchieta e Imigrantes – no trecho de Cubatão –, Luiz Henrique de Paula Melo, o Bife, de 19 anos, foi preso na manhã desta terça-feira (29) no Jardim Nova República, na casa dos pais.

A captura foi feita por policiais da Delegacia de Investigações Gerais (DIG) de Santos, que agiram com um mandado de prisão temporária de 30 dias expedido pela Justiça, cujo pedido foi formulado pela Polícia Civil de Cubatão.

Segundo o delegado titular da DIG, Luiz Ricardo Lara Dias Júnior, a Polícia Civil de Cubatão investiga Bife por ao menos 20 assaltos.

“Em alguns destes casos ele já foi reconhecido fotograficamente, e o mais importante agora é que todas as vítimas compareçam na Delegacia de Cubatão e nos distritos policiais para que o Luiz Henrique seja reconhecido pessoalmente e assim a Polícia Civil tenha condições de oferecer representação criminal pendente à manutenção de sua prisão temporária ou mesmo obtenção da decretação de sua prisão preventiva”, declarou Lara.

Bife admite participação em parte dos roubos, mas nega envolvimento e outros e posição de liderança na quadrilha.

Lara diz que a captura é significativa para a Polícia Civil uma vez que poderá trazer a tranquilidade necessária para os turistas que vem passar as festas de final de ano na Baixada Santista.

Ainda conforme o delegado, há outros criminosos identificados, mas eles ainda não foram localizados.

Base da PM atacada

A Polícia Civil atribui a Bife um atentado a tiros a uma base da PM no último dia 13, data em que duas moradoras de Santos foram roubadas na Via Anchieta. As vítimas, mãe e filha, seguiam para a Capital quando foram rendidas e tiveram o carro subtraído. Por conta do assalto, a filha, de 18 anos, perdeu a segunda fase do vestibular na Universidade Estadual Paulista (Unesp). O atentado contra a base da PM ocorreu logo depois do assalto, durante uma perseguição policial.

O capturado também é suspeito por participação no roubo de um drone pertencente a uma emissora de televisão do Rio Grande do Sul.

Bife tem antecedentes criminais na fase adulta por porte ilegal de arma e receptação. Quando adolescente, cumpriu medidas socioeducativas na Fundação Casa.