47% das praias da Região estão impróprias

De acordo com a amostragem da Cetesb, todas as praias de Mongaguá, Praia Grande e São Vicente estão sujas

24 NOV 2015 • POR • 14h50
Em Santos, apenas a praia do Boqueirão está com a bandeira vermelha - Matheus Tagé/DL

Na Região, 34 praias estão impróprias para banho, segundo a amostragem da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb). Este número significa que 47% da faixa litorânea está com o mar sujo. A situação está pior nas cidades de Praia Grande, Mongaguá e São Vicente, onde todas as praias estão inapropriadas. 

As 12 praias de Praia Grande — Canto do Forte, Guilhermina, Vila Tupi, Vila Mirim, Vila Caiçara, Flórida, Boqueirão, Aviação, Ocian, Maracanã, Vila Mirim, Vila Caiçara, Real, Flórida e Jardim Solemar – estão sujas. A cidade é uma das que mais recebe turistas nos feriados prolongados: na última data comemorativa (Dia da Consciência Negra), por exemplo, a Praia Grande foi a segunda entre as reservas mais procuradas do País e a mais requisitada do Estado.

A cidade vizinha, Mongaguá, também é bem frequentada. No entanto, o mar não está para peixe. As sete praias (Vila São Paulo, Vera Cruz, Itaóca, Flórida Mirim, Central, Santa Eugênia e Agenor de Campos) estão impróprias para banho, assim como as seis praias de São Vicente (Praia da Divisa, Praia da Ilha Porchat, Gonzaguinha, Itararé (Posto 2), Milionários e Prainha), que tem 100% das praias inapropriadas.

As únicas cidades que têm 100% das praias limpas são Itanhaém e Bertioga. Além de Cubatão, que mantém o Rio Perequê, também monitorado pela Cetesb, próprio para banho.

Enquanto isso, Peruíbe tem a maioria de suas praias impróprias: Icaraíba, Parque Turístico, Peruíbe (Av. São João), Guaraú e Balneário São João Batista. Apenas a praia da Prainha está limpa.

Em Guarujá, três praias estão inapropriadas para banho: Enseada (Av. Atlântica), Perequê e Guaiúba. Já as praias Iporanga, Pernambuco, Enseada (Av. Santa Maria), Pitangueiras (R. S. Valadão), Tombo, Enseada (Estr. Pernambuco), Enseada (R. Chile), Pitangueiras (Av. Puglisi) e Astúrias estão liberadas para os banhistas.

Já em Santos, apenas uma praia tem bandeira vermelha: Boqueirão. Ponta da Praia, Aparecida, José Menino (Rua Olavo Bilac), Embaré, Gonzaga e José Menino (R. Fred. Ozanan) têm sinal verde.

Os dados de balneabilidade da Baixada são divulgados no site da Cetesb. A última amostragem aconteceu entre os dias 18 de outubro e 15 de novembro.