Dia Mundial da Água é celebrado com atividades educativas em toda a Baixada

O Congresso Nacional Brasileiro instituiu o Dia Nacional da Água, nesta mesma data, por meio da Lei n.º 10.670, promulgada em 14 de maio de 2003

13 MAR 2013 • POR • 21h05

O Dia Mundial da Água é celebrado hoje, 22 de março, e em alusão à data, cidades da Região Metropolitana da Baixada Santista estão promovendo a IV Semana da Água com uma série de eventos voltados à conscientização para o uso correto deste recurso natural que é finito. 

O data foi instituída pelas Nações Unidas, em assembléia geral por meio da resolução A/RES/47/193, de 22 de fevereiro de 1993, de acordo com as recomendações da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento da Agenda 21.

O Congresso Nacional Brasileiro instituiu o Dia Nacional da Água, nesta mesma data, por meio da Lei n.º 10.670, promulgada em 14 de maio de 2003. Conforme a lei, os estados foram convidados a dedicar o dia a atividades concretas que promovam a conscientização pública através de publicações e difusão de documentários, organização de conferências, mesas redondas, seminários e exposições relacionadas à conservação e desenvolvimento dos recursos hídricos e/ou a implementação das recomendações da Agenda 21.

Guarujá

A bióloga e jornalista Vera Rita da Costa ministra hoje o curso ‘A Ciência da Água - Afinal, por que a água é tão especial?’, para professores do ensino fundamental e estudantes do Magistério, Normal Superior e de Pedagogia, às 19 horas, na Unaerp -Guarujá.

A palestra ‘Água, vale a pena preserva-la’, encerra a semana, amanhã, às 9 horas, na Escola Almeida Junior II (Avenida Dom Pedro I, 340, Jardim Tejereba). A abertura da IV Semana da Água, promovida pela Secretaria do Meio Ambiente (Semam) da Prefeitura de Guarujá, ocorreu, no último dia 11, no Complexo de Eventos e Convenções da Costa da Mata Atlântica (Avenida Capitão Luiz Pimenta, 811, Parque Bitaru - São Vicente), com o lançamento oficial do primeiro programa de Educação Continuada em Educação Ambiental Aplicada, com a presença de autoridades e professores participantes do Curso de Capacitação da Universidade Estadual Paulista (UNESP) e do Comitê de Bacias Hidrográficas da Baixada Santista.

Santos

Estudantes participam de programação especial no Orquidário e o Aquário, nesta quarta-feira. No Aquário, serão ministradas as palestras ‘A Água Como Solvente Universal’, ‘Distribuição de Água no Brasil’, ‘Diferença entre Poluição e Contaminação’, ‘Impactos Humanos nos Mananciais’ e ‘Uso Racional da Água”, jogos educativos e a exposição ‘Captação da Água’.

Já no Orquidário as atividades seguem até domingo, com observação de microorganismos existentes na água de um lago e peixes que se alimentam de larvas do mosquito da dengue. Além disso, haverá um painel interativo e teatro de fantoches. As escolas interessadas em agendar devem ligar para o Aquário, no telefone 3236-9996, e para o Orquidário, 3237-6970.

Ontem, alunos da rede municipal de ensino, participaram de passeio pela Trilha do Boi Morto, no Morro da Nova Cintra; oficinas de sucatas, palestras, além de visitas monitoradas à Estação de Tratamento de Água da Sabesp, ao Aquário Municipal, Jardim Botânico, Museu de Pesca e Museu Oceanográfico.

As atividades, promovidas pela Secretaria de Educação (Seduc), integram o programa de Educação Continuada em Educação, em parceria com a Unesp, desenvolvida nas emefs Ayrton Senna da Silva, Irmão José Genésio, Rural Monte Cabrão, Judoca Ricardo Sampaio e Oswaldo Justo.

Praia Grande

A Caminhada Metropolitana que reunirá cerca de três mil pessoas de toda a Baixada Santista, hoje, encerra as atividades da IV Semana da Água, que iniciou no dia 15, em Praia Grande. Participarão estudantes do ensino fundamental de escolas estaduais, municipais e particulares, representantes de clubes de servir, organizações não-governamentais, entre outros segmentos da sociedade civil.

A concentração será às 9 horas, na Praça dos Emancipadores, no Boqueirão. Os participantes seguirão pela Avenida Costa e Silva em direção à praia, com retorno pela via paralela, a Rua Pernambuco.