Campanha contra a doença segue até o fim do mês em Cubatão

Estão sendo promovidas palestras sobre a doença e exames para detecção precoce da tuberculose

13 MAR 2013 • POR • 20h37

A Secretaria de Saúde de Cubatão realiza até o dia 31 deste mês, em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do Município, a Campanha de Prevenção Contra a Tuberculose. Estão sendo promovidas palestras sobre a doença e exames para detecção precoce da tuberculose.

Segundo o secretário de Saúde Eduardo Falcão Paiva Magalhães, este serviço é prestado durante o ano todo, mas foi intensificado este mês, em virtude do Dia Mundial de Combate à Tuberculose, 24 de março.

O secretário explicou que o objetivo da campanha é reduzir a incidência de casos no Município, por meio da conscientização e do acompanhamento médico ao doente. Em 2005, foram registrados em Cubatão, 116 casos, sendo 103 novos. Só no início deste ano, já foram confirmados 20 casos, 16 novos, uma recidiva e dois pacientes que retomaram o tratamento.

A tuberculose é uma doença infecciona transmissível, causada por uma bactéria chamada Bacilo de Kock, que atinge principalmente o pulmão. A doença é transmitida pelo contato com a pessoa doente, quando a mesma fala, tosse ou espirra.

“Deve fazer o exame pessoas que estão com tosse de duas a três semanas, apresentarem sintomas de suores noturnos, febre e sensação de cansaço”. Mais informações podem ser obtidas por meio do telefone 3362-6414, das 7h às 17 horas. As UBSs atendem das 8h às 17 horas.