“Dançando na Praça” comemora primeiro aniversário com muito samba

Iniciativa da Secretaria Municipal de Cultura fará homenagem ao Dia do Samba com diversas atrações especiais

29 NOV 2012 • POR • 17h09

Reunindo admiradores de todos os ritmos nas noites de sábado, na Praça 14 Bis, em Vicente de Carvalho, o projeto “Dançando na Praça” prepara uma programação especial para o seu primeiro aniversário de atividades. A atração será realizada neste sábado (01), em comemoração ao Dia Nacional do Samba – celebrado em 2 de dezembro.
 
A festa contará com a participação do Grupo Elipsodal, formado por atores do Município. O grupo contará a história do samba do ponto de vista do “malando carioca” de modo poético e atrevido.
 
O chorinho, um estilo da música popular brasileira, também estará presente na festa. Dois grupos do gênero, o Chorando Baixinho e o Amigos da Música farão as apresentações. Os professores de dança de salão e o grupo Kalatrio, atrações fixas de todo sábado, também alegram a festa.
 
A escola de samba GRES Unidos da São Jorge encerra a noite, com a presença do casal de mestre-sala e porta-bandeira, rainha de bateria e passistas da escola. Na ocasião será feita a apresentação do samba enredo do carnaval 2013.
 
O evento contará com a parceria da Secretaria Municipal de Saúde, que realizará no local testes de HIV gratuitos e distribuição de preservativos em menção ao “Dia Mundial da Luta contra a AIDS” – celebrado neste sábado, 01 de dezembro.


 
Homenagem

Será realizada uma homenagem ao DJ Bira, que colaborava com o “Dançando na Praça” e faleceu no último dia 14 de novembro.
 
Projeto

O dançando na Praça é coordenada pela Secretaria Municipal de Cultura e acontece semanalmente aos sábados, a partir das 19h30. O projeto conta com apresentação de artistas locais e a atuação de professores de dança de salão que conduzem os participantes a arriscarem passos nos mais variados ritmos: samba, forró, xaxado, MPB, pagode, samba-rock, entre outros.
 
A presença dos professores não pode ser caracterizada como uma aula, mas apenas uma colaboração para aqueles que querem ter um pouco mais de desenvoltura durante a atividade.
 
No início do ano, o projeto fez uma homenagem ao centenário do Rei do Baião, Luiz Gonzaga, com atrações específicas de ritmos nordestinos.