Instituto Tecnológico de Aeronáutica realiza visita técnica em Guarujá

A comitiva da Prefeitura e do ITA visitou escolas técnicas e empresas do Município

6 MAR 2013 • POR • 17h58

Com o objetivo de estabelecer um protocolo de cooperação entre a Prefeitura de Guarujá e o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), a prefeita Maria Antonieta de Brito e seu vice Duíno Fernandes receberam a comitiva do ITA em seu gabinete na segunda-feira (4). Na oportunidade, os representantes do Instituto, que têm sede em São José dos Campos, vieram para Guarujá fazer uma visita técnica sobre Ciência, Tecnologia e Inovação.

O Instituto foi representado pelo engenheiro aeroespacial e coordenador dos cursos desta área, tenente-coronel aviador André Pierre Mattei; a representante da Pró-reitoria de Cooperação, Maryangela Geimba Lima; o coordenador do curso de Engenharia de Infraestrutura Aeronáutica, Marcelo De Julio; a professora de Logística e Transportes, 1ª tenente Mayara; e o professor do curso de Engenharia Civil com especialização em Estrutura Metálica, Francisco Alex Monteiro.

A chefe do Executivo saudou a comitiva antes da visita, ressaltando: “O contato de um município com o ITA é pioneiro e desejo que esta visita seja a primeira de muitas. Tenho certeza que esta será a semente para o estabelecimento de uma parceria, através da cooperação entre o ITA e a Prefeitura de Guarujá”, disse a prefeita.

O grupo foi conduzido pelo secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Portuário, Adilson Jesus; que estava acompanhado de seus adjuntos Adilson Cabral e Eliane Belfort; e dos diretores Cláudio Fernando (Ciência, Tecnologia e Inovação); Dário Lima (Desenvolvimento Aeroportuário) e Luiz Carlos Pacheco (Desenvolvimento Empresarial, Comércio e Serviços).

O primeiro local a ser visitado foi a Escola Técnica (Etec) Alberto Santos Dumont, onde foram recebidos pelo diretor Antônio Joaquim de Almeida e os professores José Gonçalves dos Santos e Anderson Figueira. Os representantes do ITA conheceram a estrutura dos cursos técnicos, em especial o de Manutenção de Aeronaves, que já formou profissionais que hoje trabalham em empresas reconhecidas internacionalmente.

Leia Também

Indignação em Guarujá já chega ao Orkut

Vila Áurea recebe Caminhão Feira do Peixe nesta quarta

Ruas do Jardim Las Palmas começam a receber infraestrutura

Atleta de Guarujá participa de Circuito Europeu de Judô

Hexacampeões de robótica divide experiência com alunos de Guarujá

Na sequência, o grupo seguiu para a planta do Centro de Tecnologia e Construção Offshore da empresa Saipem do Brasil, que está sendo instalado na área do Complexo Industrial e Naval de Guarujá (Cing). Esta é a primeira unidade da empresa italiana no Brasil. Também é pioneira na Região a atuar na área do pré-sal, com a fabricação de dutos para plataformas da Petrobras. A comitiva foi recebida por Pier Alberto Viecelli, que explanou sobre as ações da empresa, a importância dos materiais serem transportados por barcaças para evitar o tráfego de carretas nos bairros de entorno e o protocolo firmado com a Prefeitura de Guarujá e o Senai para qualificar a mão de obra local na Escola Técnica Municipal 1º de Maio.

Os professores do ITA e os integrantes da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Portuário seguiram para a empresa Santos Brasil e participaram de reunião com o diretor Ronaldo Forte. No local, foi discutido o tráfego de caminhões no Município. Alguns números expressivos foram apresentados, tais como a chegada de 170 caminhões por hora na Rua Idalino Pinez (Rua do Adubo), única de acesso da via Cônego Domênico Rangoni ao Porto de Guarujá, por onde passam 20% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional e 53% do PIB estadual.

Em seguida, o grupo foi para a Escola Técnica Municipal 1º de Maio para conhecer a estrutura dos cursos técnicos de Química, Mecânica, Meio Ambiente, Administração e Contabilidade, assim seus respectivos laboratórios. O coordenador do curso de Mecânica, Helvio Moreno, e a coordenadora do Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle da Secretaria Municipal de Educação, Clara Gomez Fernandez Cabral.

Ao fim do roteiro, a comitiva retornou ao Paço Municipal Moacir dos Santos Filho, onde o diretor Cláudio Fernando fez uma explanação à prefeita Antonieta; ao comandante da Base Aérea de Santos, Major Alexandre Januzzi Peçanha; ao radialista Ermínio Matos (responsável pelo primeiro encontro entre a Prefeitura e André Mattei) e demais convidados sobre a visita técnica e a possibilidade de futura parceria com o ITA. O tenente-coronel aviador André Pierre Mattei salientou a importância de retonar ao Município onde viveu neste momento de pleno desenvolvimento.

“Conseguimos aproximar o ITA da Prefeitura e buscar um melhor entendimento dos problemas locais. Identificamos algumas e formas de trabalho que levem à concretização de uma cooperação real, com resultados positivos e perceptíveis. O próximo passo é darmos início ao que percebemos como mais fácil de implementar, como ajudar a Etec Santos Dumont a realizar uma visita aos laboratórios do ITA e da Embraer; buscar com a Prefeitura um formato que permita um curso de extensão já no próximo semestre, podendo vir os professores do ITA para cá, com o objetivo de atender as demandas das empresas Saipem e Santos Brasil e as necessidades do Município”, avaliou Mattei.

O secretário municipal Adilson Jesus fez um balanço positivo da visita técnica. “Estivemos em várias empresas, várias escolas e todas nos receberam muito bem. O dia foi muito além do que a gente imaginava. O esforço da nossa Secretaria foi gratificante quando vimos o resultado. Conseguimos já fazer tratativas, ter ideias e sair com propostas para, no segundo semestre de 2013 já ter o ITA trabalhando com a gente aqui em Guarujá. O dia foi excelente porque o resultado foi além do esperado”, considerou.

A partir de então, o ITA irá colher mais informações sobre os problemas, elaborar propostas e apresentar ao Governo Municipal nos próximos 30 dias.