Dia Global do Voluntariado Jovem

Três dias ações em prol de um mundo melhor

4 MAR 2013 • POR • 22h55

Começa nesta sexta-feira o Dia Global do Voluntariado Jovem. Serão três dias de ações sociais diversas em prol de um mundo melhor. O evento, criado em 1998, nos Estados Unidos é realizado em todo o mundo. Há três anos a mobilização acontece na Região e o comitê organizador do evento na Baixada Santista é a oscip Associação em Defesa da Saúde e da Família (Adesaf), com sede em São Vicente. 

Segundo a presidente da Adesaf, Fernanda Gouveia, o objetivo do Dia Global é a mobilização voluntária para a realização de atividades sociais e solidárias relacionadas aos ‘Objetivos do milênio-oito jeitos de mudar o mundo’ que são: acabar com a fome e com a miséria; educação básica de qualidade para todos; igualdade entre os sexos e a valorização da mulher; redução da mortalidade infantil; melhorar a saúde das gestantes; combater a aids, a malária e outras doenças; qualidade de vida e respeito ao meio ambiente; todo mundo trabalhando pelo desenvolvimento.

A presidente da Oscip que também coordena o Dia Global na Região disse que entre as atividades programadas pela entidade está a visita dos alunos do Programa Agente Jovem — gerenciado pela Adesaf — que visitarão escolas públicas da Cidade para orientar outros adolescentes sobre doenças sexualmente transmissíveis e aids e distribuir preservativos. Outro evento será a caminhada prevista para domingo, no encerramento do Dia Global. A saída será às 9h, na Praça Tom Jobim.

Para os agentes jovens que trabalham há um mês nas ações que desempenharão durante o Dia Global, é um aprendizado. “É uma oportunidade de conhecer mais sobre as doenças e passar os conhecimentos para outras pessoas também. É muito bom”, afirmou Thayná Rosa da Silva. “É gratificante ser voluntário e participar do Dia Global, conhecer pessoas, trocar experiências. É interessante”, disse Walmir Figueiredo, que já foi voluntário dando aulas de informática num projeto realizado em escolas.

Para participar do evento basta cadastrar um grupo e uma atividade relacionada aos oitos jeitos de mudar o mundo, no site www.diaglobal.org.br. Fernanda afirmou que mais de 50 mil pessoas já se inscreveram este ano, contra seis mil que participaram no ano passado. Mais informações sobre as atividades da Adesaf podem ser obtidas pelo telefone 3568-4191 ou na Rua Guarany, 70, no Parque São Vicente.