Dia do Centro é celebrado com festa

O evento com apresentações e exposições foi promovido pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Santos (CDL)

3 MAR 2013 • POR • 18h28

O Dia do Centro foi comemorado com apresentações artísticas e varal poético, na Praça Mauá, por volta das 11h30 de ontem. A festa foi promovida pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Santos (CDL-Santos).

A data foi instituída por meio de lei municipal sancionada no ano 2000, a pedido da CDL, que preparou um bolo de sete metros em alusão ao sétimo aniversário de celebração do bairro mais antigo de Santos.

O presidente da CDL Santos, Paulo Levi Latrova, explicou que por volta de 2000, o Centro enfrentava decadência no comércio com o êxodo de lojistas. A instituição da data foi o primeiro passo na revitalização da região central que ganhou impulso com o projeto Alegra Centro, em 2003.

“O Alegra Centro incentivou os proprietários de comércios a retornarem e aos que já estavam aqui a investirem na reforma de seus estabelecimentos. Hoje temos aqui 1.080 estabelecimentos entre lojas, bancos e boxes e a tendência é para o crescimento com a revitalização do Centro que já é um processo irreversível”, disse Latrova.

Durante a festa, o prefeito João Paulo Tavares Papa falou sobre projetos futuros para o Centro como “os edifícios que serão construídos na região ferroviária do Valongo. Também estamos negociando a instalação da sede da Petrobrás, aqui no Centro, e tempos ainda o complexo turístico no setor portuário (Projeto Marina porto de Santos, na área dos armazéns 1 ao 8) que é mais um passo na revitalização do Centro”.

Na próxima semana, a Prefeitura dará início aos serviços de reparos nas calçadas do Centro, Paquetá e Vila Nova, segundo o secretário de Governo, Márcio Lara. “Estamos atendendo a um pedido da CDL. Primeiro estamos mapeando as ruas e vamos começar os trabalhos pelos locais com maior concentração de pessoas, no caso, aqui na região comercial. Os proprietários das lojas vão custear o material e a Prefeitura entra com a mão-de-obra”, afirmou Lara. O mapeamento das ruas está sendo feito pelo Departamento da Administração da Região Central Histórica.

Projeto de lei

O projeto de lei que instituiu o Dia do Centro é de autoria do ex-vereador Adelino Rodrigues. “O projeto foi feito em estudo realizado com o Pedro Mahfuz, que na época, era o presidente da CDL”, disse Adelino.