Rodovia Padre Manoel da Nóbrega pode ganhar pedágio
Pacote prevê concessão da via à iniciativa privada. O prazo das concessões será de 30 anos. Os detalhes devem ser conhecidos até o final de 2015
20 NOV 2015 • POR • 10h45O governador Geraldo Alckmin (PSDB) reservou um presente de Natal para os moradores da Baixada Santista: a Rodovia Padre Manoel da Nóbrega (SP-55), que estabelece a ligação entre Cubatão, São Vicente, Praia Grande, Mongaguá, Itanhaém, Peruíbe, Itariri, Pedro de Toledo e Miracatu (onde termina no entroncamento com a Rodovia Régis Bittencourt, a BR- 116) será entregue ao sistema de concessão e, com isso, poderá — a exemplo de outras rodovias sob concessão no Estado —, ganhar praça de pedágio.
A novidade do Governo do Estado vem embrulhada no novo pacote de concessões no setor de transporte, na ordem de R$ 13,4 bilhões, anunciado ontem, envolvendo rodovias, aeroportos, metrô e o sistema de ônibus intermunicipais. E são R$ 10,5 bilhões só para rodovias. O prazo das concessões será de 30 anos. Os detalhes devem ser conhecidos até o final de 2015.
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Ao que tudo indica, não será dispendioso à concessionária que assumir o trecho, uma vez que obras como ampliação de faixas de rodagem e até construção de um viaduto já foram realizadas com o dinheiro do contribuinte. Em dezembro do ano passado, por exemplo, o Governo Estadual entregou inúmeras obras na Padre Manoel da Nóbrega, entre elas o viaduto do Samambaia, construído no quilômetro 292,3. Foram investidos R$ 34,7 milhões. O Departamento de Estradas de Rodagem (DER) informou na ocasião que foram investidos ainda R$ 195,5 milhões em melhorias no trecho do Litoral Sul – entre os municípios de Mongaguá e Peruíbe.
Ontem, por telefone, a Assessoria de Imprensa da Secretaria de Logística e Transportes do Governo do Estado não soube informar se o pedágio vai ser implantado. Ainda segundo a assessoria, o trecho de 45 quilômetros da rodovia entre Peruíbe e Miracatu será duplicado.
Novas concessões
A Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp) será responsável pelas licitações das rodovias, aeroportos e ônibus intermunicipais; já o aprofundamento dos estudos para a concessão das linhas de metrô será conduzido por um grupo de trabalho multissetorial coordenado pela Secretaria de Governo.