Novo exame vai agilizar diagnóstico de dengue em Santos

A novidade foi colocada à disposição da rede municipal de saúde por meio de parceria entre a prefeitura e a Faculdade de Medicina do Unilus

1 MAR 2013 • POR • 20h41

Dois dias. Este é o prazo em que ficam prontos os diagnósticos dos casos de dengue com o novo tipo de exame de sangue que já está sendo utilizado na cidade. O PCR (Reação de Cadeia de Polimerase) permite um resultado definitivo rápido e garante o início do tratamento logo após os primeiros sintomas.

A novidade foi colocada à disposição da rede municipal de saúde por meio de parceria entre a prefeitura e a Faculdade de Medicina do Unilus (Centro Universitário Lusíada).

Leia Também

Pronatec abre inscrições para cursos profissionalizantes em Santos

Centro de Emprego de Santos oferece chances em 14 funções

Crianças do interior têm dia especial em visita à praia de Santos

Túnel Rubens Ferreira Martins será interditado no domingo

Obras no Boqueirão entram em uma nova fase nesta semana

A grande vantagem da nova análise é a velocidade com que sai o diagnóstico. "O resultado do PCR sai em dois dias e detecta a doença no início, enquanto que os demais podem levar até duas semanas. Essa rapidez vai permitir uma resposta mais objetiva em relação ao tratamento", explica o médico infectologista Marcos Caseiro. Outro benefício é que o novo procedimento possibilita saber se o vírus é do tipo 1, 2, 3 ou 4.

Até agora, 17 exames  foram feitos usando a nova técnica. O PCR é parte integrante do hemograma (exame de sangue) e sua indicação é feita durante consulta médica nas UBS (Unidades Básicas de Saúde). A Secretaria de Saúde recomenda aos pacientes que retornem aos postos após o exame para dar continuidade ao tratamento.

Mobilização

A introdução do PCR é uma das ferramentas do Plano Municipal de Mobilização Contra a Dengue, lançado na quarta-feira (27) pela prefeitura, que visa reforçar a conscientização da população sobre a importância das medidas preventivas à doença.