Gustavo Borges visa Troféu Chico Piscina e Brasileiro Juvenil II

Aos 16 anos de idade, o nadador cubatense defende a equipe do EC Pinheiros, de São Paulo

1 MAR 2013 • POR • 16h54

Aos 16 anos de idade, o nadador cubatense, Gustavo Borges (Semes Cubatão/Carbocloro), se preparara para a temporada 2013, com dois desafios já definidos: a busca do índice para o Troféu Chico Piscina, uma das competições mais tradicionais do Brasil e o título brasileiro na categoria Juvenil II, pela equipe do Esporte Clube Pinheiros, reconhecida como uma das principais agremiações brasileiras na modalidade.

Os grandes resultados obtidos em 2012 comprovam a linha de raciocínio do atleta. Gustavo conquistou medalhas de ouro nas oito provas do Campeonato Paulista de Inverno, em provas de piscina de 50 metros. Já no Paulista de Verão, ele participou das quatro provas, com os seguintes resultados: medalha de ouro na prova dos 200 metros nado costas, prata nos 100 metros nado livre, ouro no revezamento 4 x 50 metros nado medley, com direito ao recorde estadual, e ouro ainda no revezamento 4 x 50 metros nado livre, também com recorde estadual.

Em competições nacionais, Gustavo também apresentou grandes resultados, como o Campeonato Brasileiro de Inverno, em piscinas de 50 metros, acumulou quatro medalhas de ouro e duas de prata, com destaque para a prova dos 100 metros livre, quebrando um recorde que durava desde 1995. No Brasileiro de Verão, em piscinas com as mesmas dimensões, foram duas medalhas de ouro e outra de prata. O destaque desta competição foi a quebra do recorde na prova do revezamento 4x100 metros nado livre.

A carreira de Gustavo vem sendo acompanhada diretamente pela mãe, Fernanda Borges de Santana, que se viu obrigada a abandonar o emprego para acompanhar o filho em um novo desafio que é residir em São Paulo, para ficar mais próximos ao clube, onde são realizados os treinamentos. “Fomos obrigados a alugar um sobrado, onde também estão alojados outros amigos de Gustavo, e acabamos por formar um a grande família, com objetivos iguais de buscar a melhor forma para superar os desafios”, afirma Fernanda que faz questão de enaltecer ainda o apoio recebido pela Prefeitura de Cubatão, através da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, e da empresa Carbocloro, que oferece todo o suporte necessário para que Gustavo tenha como única preocupação, preparar-se técnica e fisicamente para melhorar seus resultados nas piscinas, o que ele vem fazendo”, comemora a mãe.

Fernanda aproveita ainda para enviar mensagem a outros jovens talentosos da cidade, seja qual for a modalidade praticada, “que se espelhem na experiência vivida por Gustavo, na busca de seus sonhos, isso, claro, com a participação dos pais, que é fundamental”, garante a mãe do atleta, que conclui lançando apelo as demais empresas de Cubatão, para que apoiem o esporte da cidade, que os bons resultados certamente aparecerão para o bem de todos.

O desempenho de Gustavo no Clube Pinheiros vem sendo acompanhado atentamente pelo ‘Head Coach’ do clube, André Ferreira, que emitiu nota sobre a modalidade e também sobre o potencial do atleta cubatense: “O esporte olímpico brasileiro está crescendo como um todo e tanto para o próximo ciclo, Rio 2016, quanto para os demais que virão, é muito importante a parceria com empresas privadas que apoiam as mais diversas modalidades. No caso da natação do Esporte Clube Pinheiros, contamos com o incentivo da Sabesp e da Arteris, e com o apoio da Garmin. O atleta Gustavo Borges Silva ainda é um nadador novo, mas com potencial para se destacar e figurar entre os atletas que deixarão um legado para a natação nacional. Basta dedicação e muito treino”.

Para a secretária Municipal de Esportes e Lazer, Renèe Castro Fernandes, além do talento e dedicação do atleta, deve-se ressaltar ainda a atuação de sua mãe. “A Fernanda tem mostrado para todos que, ser mãe é também, abdicar de seus sonhos para que o filho realize os seus”, afirmou a secretária.