Vereador propõe semana comemorativa

A propositura tem por objetivo a preservação da cultura japonesa no Brasil

27 FEV 2013 • POR • 22h48

O vereador Marinaldo Mongon (PDT), da Câmara de Santos, deverá apresentar na sessão de quinta-feira, projeto de lei que institui, no Calendário Oficial do Município, a Semana da Comunidade Nipo-Brasileira, cuja data comemorativa proposta é 18 de junho. 

A propositura tem por objetivo a preservação da cultura japonesa no Brasil, homenageando não só a comunidade, mas os primeiros imigrantes que desembarcaram no porto de Santos, no dia 18 de junho de 1908. 

O vereador propõe ainda que Prefeitura e a iniciativa privada realizem durante a Semana da Comunidade Nipo-Brasileira exposições de artistas japoneses e descendentes, apreciação de comidas típicas, dança, folclore, entre outros aspectos culturais daquela nação.

História

No dia 28 de abril de 1908, 781 imigrantes japoneses embarcaram no navio Kasato Maru com destino ao porto de Santos, onde desembarcaram no dia 18 de junho. A bordo estavam trabalhadores das roças de Okinawa, Kagoshima, Kumamoto, Hiroshima, Yamaguchi, Aichi, Koochi, Miyaqui, Niigata e Tókio. A viagem com os primeiros imigrantes japoneses durou 52 dias.