Prefeito divulga 20 nomes que conduzirão a tocha do Pan

O anúncio foi feito no salão nobre do Paço Municipal

26 FEV 2013 • POR • 22h36

O prefeito de Santos, João Paulo Tavares Papa, divulgou ontem a lista com 20 nomes de atletas, entre outros profissionais que conduzirão a tocha dos XV Jogos Pan-americanos, em revezamento, no próximo dia 6 de julho, pelas principais vias de Santos. O anúncio foi feito no salão nobre do Paço Municipal. Estavam presentes ainda o coordenador da comissão municipal do Pan, o presidente da Fundação Pró-esporte Rogério Sampaio, a secretária de Educação Suely Maia e o presidente da Câmara de Santos, Marcus de Rosis.

Entre os atletas indicados pela Prefeitura estão Alexandre Picuruta Salazar (Surfe), o paratleta Carlos Farrenberg (Natação), Clodoaldo Tavares Santana (Futebol), Danielle Zangrando (Judô) Lúcio Grotone (Boxe), Sérgio Telles Pires Pinheiro (Voleibol) e Paulo Miyashiro (Triathlon). 

Papa ressaltou que a comissão decidiu congratular, além dos atletas, profissionais como o corretor de café Saul Eliezer Neto, o portuário Vanderlei José da Silva e a jornalista Vanessa Faro, representando suas respectivas classes de trabalhadores.

Papa disse que a tocha partirá da Vila Belmiro, será conduzida por toda a orla até a Ponta da Praia, de onde segue para o Centro finalizando o percurso na Praça Mauá. O prefeito destacou que a tocha passará também pelo bulevar da Rua XV de Novembro e pelo bonde turístico.

Segundo Rogério Sampaio, ao todo 60 pessoas se revezarão para conduzir a tocha. As indicações foram feitas pela Prefeitura, Comitê Organizador do Pan e Governo Federal. “Cada um indicou 20 nomes”, explicou.      

Papa convocou a coletiva de imprensa para declarar ainda sua satisfação por Santos ser uma das cidades escolhidas pelo Comitê Organizador do Pan para a passagem da tocha.

Analfabetismo

Aproveitando a presença dos jornalistas, o prefeito Papa falou sobre o selo do Mistério da Educação entregue ontem pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva a 64 municípios do país que se destacaram no combate ao analfabetismo. Em todo o Estado, apenas Santos, São Caetano do Sul e Águas de São Pedro receberam o selo. Ontem à tarde, o prefeito seguiu para Brasília para a solenidade.

Em 2005, a Secretaria Municipal de Educação deu início ao Programa Parceiros do Saber, em parceria com a iniciativa privada e já atendeu 1.200 adultos. Entre as vinte primeiras cidades selecionadas, Santos é a única com 420 mil habitantes, as demais do ranking de queda do analfabetismo possuem menos de cinco mil habitantes, de acordo com o Papa.