Mesmo após chuva, nível do Cantareira fica estável pelo 2º dia consecutivo

O volume do manancial, que atende a cerca de 5,2 milhões de pessoas, considera as duas cotas do volume morto em relação ao volume útil do sistema

26 JUL 2015 • POR • 15h12

Mesmo após chuva de 5,1 milímetros nas últimas 24 horas, o nível do Sistema Cantareira neste domingo ficou estável em 18,8% pelo segundo dia consecutivo, mostra boletim da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp). O volume do manancial, que atende a cerca de 5,2 milhões de pessoas, considera as duas cotas do volume morto em relação ao volume útil do sistema.

Pelo cálculo que leva em conta o volume armazenado dividido pela soma do volume útil com as duas cotas de reserva técnica, o sistema também ficou estável em 14,6% pelo segundo dia seguido. Já considerando o índice negativo do sistema, que passou a ser divulgado pela Sabesp desde 16 de abril deste ano, após determinação judicial, o nível do Cantareira subiu, ao passar de -10,5% no sábado para -10,4% neste domingo.

Leia Também

Mesmo com chuva, Sistema Cantareira registra queda

Caso grave de aneurisma cerebral é tratado com procedimento inédito no país

Falsos médicos têm prisão preventiva decretada

Ministério vai usar drones na fiscalização de trabalho escravo

Multa faz sindicato dos agentes penitenciários suspender greve

Guarapiranga

Atualmente, o responsável por abastecer o maior número de pessoas na capital paulista e na região metropolitana, em razão da crise no Cantareira, é o Guarapiranga, cujo nível registrou alta de 0,3 ponto porcentual, passando a operar com 77,1% da capacidade. A alta veio após chuva de 14,8 milímetros na região entre ontem e hoje, o que elevou a pluviometria acumulada no manancial em julho para 88,2 milímetros, acima da média histórica do mês (42,1 mm).

Com exceção do Alto Cotia, cujo nível ficou estável em 63,1% neste domingo pelo segundo dia consecutivo, todos os outros mananciais monitorados pela Sabesp registraram aumento em seus volumes hoje. Após chuvas de 13,8 milímetro, o nível Alto Tietê subiu de 18,4% para 18,5%, enquanto o Rio Grande passou de 89,6% para 90%, depois de chover 13 milímetros na região. No Sistema Rio Claro, a alta foi de 0,6 ponto porcentual, para 72,3%, após precipitação de 27,6 milímetros.