IPEM-SP realiza verificação anual de taxímetro em Peruíbe

Os taxistas autuados por trafegar com o taxímetro irregular têm dez dias para apresentar defesa ao órgão. As multas podem variar de R$ 500 a R$ 5.000 mil, dobrando na reincidência

3 JUN 2015 • POR • 15h07

Os taxistas de Peruíbe deverão passar, nos dias 10 e 11 de junho, pela verificação periódica de taxímetro. Realizada pelo IPEM-SP (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo), a ação acontece, das 9h às 16h, na Avenida da Praia (referência Quiosque 36) – Centro.

Os taxistas autuados por trafegar com o taxímetro irregular têm dez dias para apresentar defesa ao órgão. As multas podem variar de R$ 500 a R$ 5.000 mil, dobrando na reincidência.

Leia Também

Campanha do Agasalho chega a sua 10ª edição para aquecer o inverno de quem mais precisa

Cantareira sobe pelo 4ª dia consecutivo

Mais de 1 milhão de veículos vão deixar a capital paulista no Corpus Christi

Cerca de 670 mil veículos devem descer em direção ao Litoral no feriado

Veículos com placas de final 3 devem ser licenciados em junho

O taxista deve agendar o horário de atendimento pelo site do IPEM-SP e emitir a GRU (Guia de Recolhimento da União) para o pagamento da taxa de verificação. Sem a quitação da taxa e o agendamento online, a verificação não será realizada.

Na data da verificação, o taxista ou responsável pelo veículo deve apresentar os seguintes documentos:

- Alvará de estacionamento fornecido pela prefeitura;
- Certificado de propriedade do veículo;
- Certificado de verificação do IPEM-SP, referente ao exercício de 2014;
- GRU quitada;
- Comprovante de endereço;
- Guia de serviço fornecida por oficina credenciada pelo IPEM-SP.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (13) 3235-7815 ou pessoalmente na Sede da Delegacia de Ação Regional do IPEM-SP em Santos, localizada à Rua Amazonas, 83, no Campo Grande.

Fique de olho

Para identificar se o taxímetro foi verificado pelo IPEM-SP, o consumidor deve observar a existência do lacre amarelo, que impede o acesso à regulagem do aparelho, e do selo do Inmetro com a frase “verificado até 2016”. Caso o lacre esteja rompido, o consumidor não deve aceitar a corrida, pois o aparelho pode apresentar medição incorreta.

O valor da bandeira é estabelecido pela prefeitura de cada município, mas é importante estar atento ao horário em que as bandeiras ‘um’ e ‘dois’ podem ser utilizadas, para não pagar mais caro pela corrida.

O consumidor que notar irregularidades ou tiver dúvidas pode fazer a denúncia na Ouvidoria do IPEM-SP pelo telefone 0800 013 0522 ou pelo e-mail ouvidoria@ipem.sp.gov.br.