Guarujá atinge 70% da meta de vacinação contra gripe

A campanha termina na quarta-feira (3), por isso o grupo alvo da mobilização deve buscar imunização em qualquer Unidade de saúde Municipal

1 JUN 2015 • POR • 16h19

A campanha de vacinação contra o vírus Influenza do tipo “A” termina nesta quarta-feira (3). Guarujá atingiu 70% da cobertura da meta estipulada para a vacinação. Por isso, a Prefeitura de Guarujá convoca a população para buscar defesa contra o vírus da gripe para o público especifico e alvo da campanha. A vacina está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Unidades de Saúde da Família (Usafas), das 8 às 17 horas.

Por conta do período de pré-inverno, entre o fim de maio e início de junho, com clima úmido e de temperaturas mais baixas, casos de contaminação pelo vírus Influenza (H1N1) tendem a aumentar. Crianças de seis meses até cinco anos de idade, idosos com mais de 60, gestantes, puerperais (seis semanas após dar a luz), portadores de doenças crônicas, pessoas com síndrome de Down, Parkinson e Bronquite fazem parte do grupo mais vulnerável a esse tipo de gripe, por isso devem se atentar para não perder a vacinação contra o vírus.

De acordo com o diretor de Vigilância em Saúde do Município, Marco Antônio Chagas, a meta para a vacina é de 80% da população de Guarujá, o que representa 45 mil pessoas. “Nós estamos próximos do objetivo da campanha. Por isso é importante que as pessoas, principalmente aquelas que fazem parte do grupo de risco, vão até um dos 22 postos de saúde da Prefeitura para se imunizar”, declara. O diretor de Vigilância destaca também que lugares fechados, com acúmulo de pessoas e pouca circulação de ar, tornam-se locais de fácil contaminação.

Influenza – O H1N1, ou Influenza do tipo “A”, é o vírus que dá origem a Gripe Suína, que pode ser transmitida por meio de espirros e respiração, além de contato com objetos contaminados. Os sintomas são: febre alta, tosse, dores de cabeça e no corpo, garganta inflamada, falta de ar, cansaço, diarréia e vômitos.

As pessoas que compõem o grupo alvo da campanha de vacinação devem buscar uma dessas unidades:

Usafa Jardim dos Pássaros - Rua Rouxinol, 25

Usafa Cidade Atlântica – Rua Uruguai, 3000

Usafa Perequê - Rua Rio Branco, 235

Usafa Santa Cruz dos Navegantes - Rua Antônio Pinto Rodrigues, s/n

Usafa Sítio Conceiçãozinha - Rua do Estradão, 31

Usafa David Capistrano (Vila Zilda) - Rua Paulo Augustinho a Silva, s/n (antiga Rua 4)

Usafa Jandui de Souza Moreira (Jardim Las Palmas) - Rua José Alves de Oliveira, s/n – Jardim Las Palmas

Usafa Jardim Progresso - Rua Josefa Hermínia Caldas, s/n – Jardim Progresso

Usafa Vila Áurea - Rua Francisco de Castro, s/n – Vila Áurea

Usafa Jardim Brasil - Rua Poeta Alberto de Oliveira, s/n – Jardim Brasil / Morrinhos

Usafa Jardim Conceiçãozinha - Avenida Bento Pedro da Costa, s/n (esquina com a Rua Waldemar Tangari) – Jardim Conceiçãozinha

UBS Prainha Branca - Prainha Branca, 370

UBS Prainha – Vicente de Carvalho - Rua Nova, 170

UBS Santa Rosa - Rua Manoel da Cruz Michael, 333

UBS Vila Alice - Rua Rio Grande do Sul, s/n

UBS Vila Baiana - Rua Treze, 172

UBS Vila Edna - Avenida Brasil, s/n

UBS Vila Rã - Rua Maria Geralda Valadão, 1.114

UBS Jardim Boa Esperança - Rua Adriano Dias dos Santos, 533

UBS Morrinhos - Praça do Comércio, s/n

UBS Pernambuco - Rua das Samambaias, s/n

UBS Pae Cará - Rua São João, 155