Guarujá é destaque no VIII Workshop Anual do Programa Bandeira Azul

O Município está fazendo as frentes necessárias para conseguir a certificação pela sexta vez consecutiva

29 MAI 2015 • POR • 13h32

A expertise da certificação internacional Bandeira Azul, que a Praia do Tombo mantém há cinco anos, foi apresentada pelo secretário de Meio Ambiente de Guarujá, Adilson Cabral, durante o VIII Workshop Anual do Programa Bandeira Azul. O evento aconteceu nos dias 21 e 22 de maio, em Florianópolis (Santa Catarina).

A participação no Workshop Nacional é um dos requisitos para as praias e marinas candidatas à certificação Bandeira Azul. A coordenadora Nacional do Programa Bandeira Azul, Leana Bernardi, falou sobre as condições necessárias para a obtenção do selo internacional, que pode ser conquistado por praias e marinas. “A Bandeira Azul comprova que o município ou o empreendimento está comprometido com a preservação dos recursos naturais e promove a interação sustentável com o meio ambiente.”

O secretário compartilhou com os demais municípios participantes interessados na obtenção do certificado, a experiência da Praia do Tombo – cartão postal do Município. “As diretrizes do Bandeira Azul estão alinhadas com uma preocupação mundial atual de preservação da linha de costa dos países, em função dos transtornos gerados pelo avanço das marés. Os ecossistemas costeiros cumprem um importante papel na natureza, fazendo com que a necessidade de ordenamento da ocupação destes territórios seja cada vez mais necessário”, disse.

Para Cabral, o cenário na Praia do Tombo mudou drasticamente em um período de apenas cinco anos e explica que a Secretaria Municipal de Meio Ambiente está atuando para obtenção da sexta certificação. “Apesar da Praia do Tombo nunca ter perdido a sua Bandeira Azul, é necessário manter e garantir a manutenção dos 35 requisitos exigidos pelo programa. Diversas atividades foram implantadas para que a praia fosse uma das poucas certificadas no Brasil.”

Case Espanhol – Um dos destaques do Workshop foi a palestra da ambientóloga espanhola Paloma Arias, que trabalhou durante 20 anos na entidade que desenvolve o programa Bandeira Azul na Espanha, a Asociación de Educación Ambiental y del Consumidor. A palestrante explanou sobre os 28 anos de contínuo trabalho, que levaram a Espanha alcançar o expressivo número de 577 praias e 101 marinas certificadas com a Bandeira Azul. “Hoje o primeiro critério para a certificação é a informação e a educação ambiental para turistas, trabalhadores e moradores dos balneários”, ressaltou. Na Espanha o turismo é o primeiro setor econômico e o turismo balnear responde por 74% de todo movimento do setor.