Guarujá entrega livros extracurriculares aos educadores do ensino infantil municipal

Objetivo é qualificar o trabalho do educador do Município oferecendo um novo olhar sobre a prática pedagógica

4 MAI 2015 • POR • 11h15

Com o intuito de oferecer instrumentos que permitam o acesso a novas abordagens metodológicas de ensino, os educadores da rede municipal de ensino infantil de Guarujá estão recebendo livros extracurriculares. A iniciativa da Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação é realizada em parceria com a empresa Planneta Educação, empresa que desenvolve projetos educacionais nas escolas do Município.

Dentre os títulos estão ‘Diálogos com Reggio Emilia - Escutar, investigar e aprender’, de autoria de Carla Rinaldi; e ‘A Ludicidade Na Educação - Uma Atitude Pedagógica’, escrito por Maria Ristina Trois Dorneles Rau.

A secretária de Educação de Guarujá, Priscilla Bonini, explica que “com o material entregue, o objetivo é de promover também uma reflexão sobre a prática pedagógica e como ela pode ser aprimorada em prol da melhoria da qualidade no ensino público”, frisa.

A obra “Diálogos” relata uma região da Itália chamada Reggio Emilia, que se destacou com uma proposta inovadora para a educação da primeira infância. A autora, que é presidente da Instituição Reggio Children, reúne palestras, entrevistas e artigos sobre sua experiência em Reggio Emilia. Carla Rinaldi mostra também seu trabalho com Loris Malaguzzi, referência mundial em educação e idealizador de uma nova abordagem para o ensino infantil, que ganha o mundo e se expande cada vez mais no Brasil. É um livro fundamental para educadores e pesquisadores na área de Educação Infantil.

Já o livro ‘A Ludicidade Na Educação” é didático. Fundamentado nas concepções teóricas e práticas de autores de grande expressão na área, enfoca questões como infância, desenvolvimento, educação e vida em sociedade, por meio de uma reflexão provocativa sobre o papel do educador em relação a esses temas.

Este último trata da ludicidade na educação, com uma abordagem diferenciada sobre o uso de recursos lúdicos no processo de ensino e aprendizagem. Por ser prático e didático, demonstra também como se dá a organização de espaços lúdicos, a escolha dos materiais e a observação dos professores durante a prática de jogos e brincadeiras.