EUA subirão juro quando economia estiver forte, o que será boa notícia, diz FMI

Outros países poderão se beneficiar da melhora econômica norte-americana, por meio do efeito sobre o comércio internacional, disse José Vinals

15 ABR 2015 • POR • 14h03

Os Estados Unidos começarão o processo de alta nos juros quando a economia estiver suficientemente forte, o que será uma boa notícia para o mundo, avalia o diretor do departamento Financeiro e de Mercado de Capitais do Fundo Monetário Internacional (FMI), José Vinals. Segundo ele, outros países poderão se beneficiar da melhora econômica norte-americana, por meio do efeito sobre o comércio internacional. "É preciso colocar isso em perspectiva", afirmou.

Se o processo de reversão da política monetária for suave, será mais fácil para os emergentes assimilarem a mudança, avalia. Caso contrário, haverá dificuldades. "Não sabemos como será o futuro", disse há pouco, durante coletiva de imprensa na reunião de Primavera do FMI, em Washington.

Leia Também

Entrada de dólares no País supera saída em US$ 2 bilhões em março

Após queda dos ativos, Barclays e BNP veem oportunidades em renda fixa no Brasil

Rússia será determinante para exportações de carne brasileira em 2015

Criação de vagas de emprego nos EUA tem menor alta desde dezembro de 2013

PIB da Rússia tem contração de 2,3% em fevereiro ante mesmo mês de 2014

Para ele, a melhora dos fundamentos econômicos é relevante para preparar os emergentes para o momento de aperto monetário nos EUA.