Projeto finalista no Prêmio Educador em Destaque ajuda na alfabetização infantil
O Projeto “Nós, os Abrasileirados” foi um dos finalistas de “O Oscar da Educação”
6 ABR 2015 • POR • 17h57Reconhecido pelo incentivo à leitura e ao conhecimento da história brasileira, o Projeto âNós, os Abrasileiradosâ foi um dos finalistas de âO Oscar da Educaçãoâ, tema do Prêmio Educador em Destaque 2014, realizado pela Prefeitura de Guarujá. O professor e psicopedagogo da Escola Municipal Myriam Terezinha, no Jardim Boa Esperança, Victor Nascimento dos Santos, ficou na segunda colocação da premiação.
A ideia era mostrar aos alunos no 2º ano que os prÃncipes e princesas dos contos infantis realmente existiram, aguçando o interesse das crianças, âResolvi mostrar que esses personagens existiram. Que não são irreais. Contei a história da famÃlia real vinda ao Brasil desde Dom João IV, Dom Pedro I, Carlota Joaquina e também José Bonifácio. E vi que se interessaram.â
A tecnologia avança e toma a atenção da criança, causando a cada dia menos interesse pelo estudo por parte dos pequenos. Os contos de âEra uma vez...â estão muito distante de suas realidades. Esses são alguns motivos que dificultam a alfabetização infantil e, segundo o professor, foi pensando nisso que ele iniciou o âNós, os Abrasileiradosâ.
Para auxiliar no desenvolvimento do projeto, o psicopedagogo Victor Nascimento utilizou 10 livros universitários. Os livros 1808 e 1022, de Laurentino Gomes, ganhador do prêmio Jabuti (maior prêmio brasileiro de literatura), foram os livros que deram base ao programa. Usou também livros como: âO Chalaçaâ, de José Roberto Torero; âJosé Bonifácioâ, de Miriam Dolhnikoff; âD. Pedro Iâ, de Isabol Lustosa, e âD. Pedro IIâ, de José Murilo de Carvalho; âO Castelo de Papelâ, de Mary del Priore, além de outros livros de apoio.
Para saber mais sobre a história contada pelo professor, os alunos aprimoraram sua leitura. Para Victor, o envolvimento da famÃlia foi muito importante nesse processo, tanto que montaram um grupo para visitar alguns pontos fÃsicos que faziam parte da história. Após o aprofundamento da história, com leitura e pesquisa de campo, o educador decidiu fazer um texto com as crianças, a 48 mãos, contando o que tinham aprendido. O último passo do projeto foi passar o conhecimento aos colegas de escola, com a exibição de uma peça teatral.
A diretora da unidade, Eloá Santos Miranda, conta que apoiou o projeto do professor quando viu o envolvimento dos alunos. Segundo ela, Victor queria discrição. âO professor me contou que faria o projeto para incentivar o amor ao PaÃs e sua história por parte das crianças. Após o sucesso do projeto, eu insisti para que ele o inscrevesse para o Prêmio Educador em Destaqueâ.
Formação â Graduado em Pedagogia pela Faculdade Don Domênico, e pós-graduado em Educação Infantil e Psicopedagogia também na Faculdade Don Domênico. Já na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), formou-se em conselheiro municipal de Combate ao Uso de Drogas. Ele também é pós-graduado em Alfabetização e Letramento e também em Alfabetização Matemática na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). O educardor pós-graduou-se ainda pela Universidade de São Paulo (USP) em Ãtica, Valores e Cidadania. Atualmente está em formação Latu-Sensu Supervisão de Ensino, bem como Direito Educacional, cursos distintos pela Faculdade Brasil. Professor da rede municipal desde 2010, Victor também é psicopedagogo na ONG Instituto Apoena, em Guarujá.