Cerca de 40% dos brasileiros tem colesterol alto

Atividade física e alimentação quando balanceadas auxiliam no controle da doença

6 ABR 2015 • POR • 14h50

O colesterol é considerado um tipo de “gordura” produzido pelo organismo. Ele desempenha funções essenciais, como produção de hormônios e vitamina D. Entretanto, quando descontrolada a doença pode desenvolver problemas cardiovasculares.

“A doença é classificada em dois tipos ruim e bom.  O LDL colesterol é conhecido como "ruim", ele se deposita nas artérias e provocar o entupimento. Já o HDL denominado como "bom", retira o excesso de colesterol para fora das artérias, impedindo o seu depósito e diminuindo a formação da placa de gordura”, alerta o executivo da Drogaria Nova Esperança, Marcos Dávida Júnior.

Leia Também

Embalagens de cigarro terão mais um alerta para fumantes

Guarulhos-SP decreta emergência por dengue

Casos de dengue caem no estado de São Paulo

Saúde lança sistema para monitorar transfusões de sangue

Em 3 dias, 7 cidades de SP têm morte por suspeita de dengue

Segundo Ministério da Saúde cerca de 40% dos brasileiros tem colesterol alto e doenças associadas a esse problema, como infarto e AVC, são apontadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como sendo a primeira causa de morte no mundo.

Atividades físicas como natação, hidroginástica, caminhada e bicicleta são indicadas para equilibrar a doença. Além da alimentação balanceada, ela é a origem de 30% do colesterol e os outros 70% são produzidos pelo próprio corpo.