Pesquisa mostra que 85% das pessoas ouviram falar sobre denúncias da Petrobras

Das pessoas que tomaram conhecimento dos escândalos na estatal, 68,9% consideram a presidente Dilma Rousseff "culpada" pelos malfeitos investigados

23 MAR 2015 • POR • 18h05

Pesquisa CNT/MDA divulgada nesta segunda-feira, 23, revela que 85% dos entrevistados "têm acompanhado ou ouviram falar" das denúncias de corrupção na Petrobras. Das pessoas que tomaram conhecimento dos escândalos na estatal, 68,9% consideram a presidente Dilma Rousseff "culpada" pelos malfeitos investigados.

Já 23,7% não consideram a petista culpada e 7,4% não souberam ou não responderam à pergunta. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi apontado "culpado" pela corrupção na estatal por 67,9% dos consultados, entre os que declararam saber das denúncias investigadas. Foram entrevistadas 2.002 pessoas em 137 municípios do País, entre os dias 16 e 19 de março de 2015.

Leia Também

Avaliação do governo Dilma é negativa para 64,8% dos brasileiros, aponta pesquisa

Juiz abre ação penal contra 27 investigados na Operação Lava Jato

Dilma, Temer e oito ministros participam de reunião de coordenação política

Sérgio Moro autoriza transferência de 12 presos da Lava Jato

Alckmin e Haddad assinam contrato para construção de 3.683 moradias

A mesma pesquisa mostra que - entre aqueles que acompanharam as denúncias - o porcentual da população que tomou conhecimento da lista de políticos suspeitos de envolvimento no esquema é de 75 7%. Destes, 90,1% acreditam que eles estão de fato envolvidos (4 7% responderam "não").

A CNT/MDA também perguntou se os entrevistados acreditam que os envolvidos nos desvios serão ou não punidos. A maioria (65,7%) entre os que acompanham ou já ouviram falar do escândalo respondeu que "não" e 28,4% acham que eles serão punidos.