Governo de São Paulo anuncia Virada Cultural Paulista para Santos

Cidades do interior e litoral de São Paulo receberão o evento, realizado pelo Governo do Estado de São Paulo, em dois finais de semana, 23 e 24 de maio e 30 e 31 de maio

20 MAR 2015 • POR • 11h29

O Governo do Estado de São Paulo revelou as principais atrações musicais da Virada Cultural Paulista 2015 na tarde dessa quinta-feira (19/03), em evento no Palácio dos Bandeirantes. Na ocasião, o governador Geraldo Alckmin recebeu representantes dos 23 municípios parceiros, dando a largada para mais uma edição da Virada, um dos eventos culturais mais abrangentes do interior e litoral paulista, que acontecerá em dois finais de semana: onze cidades participam nos dias 23 e 24 de maio e, doze, nos dias 30 e 31 de maio. Santos é um dos municípios contemplados. 

A Virada Cultural Paulista é realizada pela Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo em parceria com as Prefeituras envolvidas, com o SESC-SP e com o MIS – Museu da Imagem e do Som, que oferecerá programação especial de acordo com o interesse e especificidades de cada município.

Leia Também

Dan Torres faz única apresentação no Guarany

Festival de Comédia Caiçara apresenta 10º edição no Guarany

Orquestra Sinfônica Jovem do Estado abre temporada do Tocando Santos

Festa Bossa Negra chega a Santos no próximo dia 13

Projeto Guri prorroga as inscrições para novos alunos no litoral sul de São Paulo

“Aproveito a oportunidade para agradecer a boa parceria com as prefeituras, serão ao todo 23 municípios em todo o Estado. Agradecer também ao Sesc, que é um bom parceiro em todo esse trabalho. Graças a essas parcerias teremos ótimas apresentações musicais e nas mais diversas modalidades artísticas e culturais”, afirmou o governador durante o evento.

A diversidade, que já é característica da Virada, dá o tom da programação, mesclando nomes tradicionais às tendências que marcam a pluralidade do cenário musical brasileiro. Além disso, nessa edição, a Secretaria da Cultura do Estado também está buscando ampliar a participação dos municípios na configuração dos palcos internos, com o objetivo de garantir maior visibilidade para a produção local e integrar também os palcos paralelos à programação oficial, tornando o evento cada vez mais abrangente.

Dos artistas já confirmados, Elza Soares sobe aos palcos da Virada Paulista pela primeira vez, somando força com outros nomes relevantes da MPB. É o caso de Zeca Baleiro e Fafá de Belém, que há quatro anos não participavam do evento e Jorge Aragão, que completa o grupo de medalhões da música popular brasileira, ao lado de João Bosco e Moraes Moreira.

Para os fãs de reggae, os destaques ficam por conta do cantor Alpha Blondy, da Costa do Marfim, que também participa pela primeira vez da Virada e das bandas Leões de Israel e Tribo de Jah, nomes de peso do cenário nacional. Com influência no reggae, misturada a batidas eletrônicas, música latina e rock, Catarina Dee Jah é uma das novidades dessa edição. Dos clássicos do forró, as bandas Rastapé e Bicho de Pé prometem colocar o público para dançar.

Os Racionais também estão de volta à Virada, dessa vez com o álbum “Cores e Valores”. Além de marcar os 25 anos de estrada do grupo, considerado o mais emblemático do rap nacional, o disco representa um novo momento da banda, lançado 12 anos depois da última gravação do grupo.

Marcelo D2, Gabriel O Pensador, Thaide e Emicida representam a cena do hip hop, ao lado de Kamau, Rashid, Filipe Ret e Projota, destaque da nova geração, com mais de 7 milhões de curtidas no Facebook. Já Lurdez da Luz, Negra Li e Flora Matos representam a as vozes femininas do rap nacional.

A diversidade da programação pode ser vista, ainda, em apresentações que contemplam desde o sertanejo tradicional, com Almir Sater e Renato Teixeira, a clássicos revisitados como é o caso do show da Wanderléa, em comemoração aos 50 anos da Jovem Guarda. Já Gabriel Sater se inspira na tradição sertaneja e promete um show com estilo mais puxado para o folk. Guilherme Arantes, Agnaldo Timóteo e Tony Tornado também participam trazendo sucessos populares de suas carreiras.

O rock não ficou de fora, variando entre os clássicos nacionais às tendências e nomes com grande apelo para o público jovem. Titãs, Ira!, Ultraje a Rigor e Raimundos fazem parte da programação, ao lado de Pitty, de volta à VCP com o CD “Setevidas”, que marcou o retorno da cantora ao rock, depois de um tempo dedicada ao projeto paralelo “Agridoce”. Estão confirmadas, ainda, as bandas CPM 22, Tihuana, Mustache e os Apaches, Ludov, A Banda Mais Bonita da Cidade, Teatro Mágico e Krisiun, essa última representando o death metal do Rio Grande do Sul.

Direto do Recife, a banda Nação Zumbi traz a batida do manguebeat, eternizada por Chico Science, e Otto, que apesar da influência do estilo pernambucano, apresenta sua versão do consagrado “Canta Canta, Minha Gente”, de Martinho da Vila.

Os novos nomes da música popular brasileira marcam presença e também levam para a Virada Cultural Paulista o que tem se visto de melhor no cenário musical brasileiro. Tiê, Mariana Aydar, Bárbara Eugênia e o cantor capixaba Silva são alguns dos destaques. Mas não para por aí, Thiago Pethit também se apresenta, mostrando um lado mais rock’n’roll, influenciado por clássicos como Iggy Pop e Bob Dylan. Já Felipe Cordeiro e Luê animam com hits do que ficou conhecido como “brega cult” do Pará.

Para definir as atrações de cada cidade, os produtores e coordenadores da Secretaria de Estado da Cultura se encontraram com representantes dos municípios participantes, que indicaram o perfil de público das suas regiões e os estilos de música e de gêneros culturais com maior destaque nas cidades.

Fique ligado que mais atrações serão anunciadas em breve e podem ser conferidas pelo site: www.cultura.sp.gov.br.

Saiba mais sobre a 'Virada Cultural'

No primeiro fim de semana, 23 e 24 de maio, a Virada Cultural Paulista será realizada em Bauru, Botucatu, Franca, Indaiatuba, Limeira, Marília, Piracicaba, São João da Boa Vista, São José do Rio Preto, São José dos Campos e Sorocaba. Já nos dias 30 e 31 de maio, o evento desembarca em Assis, Araçatuba, Araraquara, Campinas, Caraguatatuba, Ilha Solteira, Mogi das Cruzes, Presidente Prudente, Registro, Ribeirão Preto, Santa Bárbara D’Oeste e Santos.

Depois de dois anos, Ribeirão Preto está de volta à programação. Outra novidade é a entrada de Limeira, que participa pela primeira vez da Virada Cultural Paulista.

A Virada Cultural Paulista é realizada pelo Governo do Estado de São Paulo em parceria com Prefeituras, com o SESC-SP e com o MIS. Enquanto o Estado arca com todos os custos de contratação dos artistas e monta a programação cultural principal, as prefeituras arcam com todo o investimento na montagem da infraestrutura de palco, som e luz, além de garantir a segurança e a limpeza nas áreas do evento.

Além disso, o Estado estimula os municípios a montarem programações paralelas, com artistas da cidade, de forma a dar visibilidade à produção artística local. Neste ano, esse estímulo se estenderá, também, à configuração dos palcos internos, que terão mais espaço para os artistas locais programados em pareceria com as Prefeituras.

A nona edição da Virada Cultural Paulista acontece em 23 municípios em dois fins de semana: 11 cidades recebem o evento nos dias 24 e 25 de maio e 12 nos dias 30 e 31 de maio. A divisão do evento em dois finais de semana foi realizada pela primeira vez no ano passado e permitiu a maior participação do público, assim como dos artistas que puderam se apresentar em até quatro cidades diferentes como foi o caso da banda Titãs.

Santos: Leões de Israel, Mariana Aydar, Moraes Moreira, Mustaches e os Apaches, Nação Zumbi.