Indonésia encerra buscas pelos 56 desaparecidos no avião da AirAsia

Em 28 de dezembro, o voo QZ8501, com 162 pessoas a bordo, fazia uma curta viagem entre a cidade indonésia de Surabaya e Singapura, na Malásia, quando enfrentou mau tempo e caiu

17 MAR 2015 • POR • 18h45

 

A Indonésia decidiu encerrar hoje (17) as buscas pelas vítimas do acidente do avião da AirAsia, ocorrido em dezembro de 2014, apesar de 56 corpos continuarem desaparecidos.

Leia Também

Turquia detém britânica que estaria indo para Síria juntar-se ao Estado Islâmico

Vanuatu: ONU reduz para 11 número de mortos pela passagem de ciclone

Ciclone que atingiu Vanuatu matou pelo menos 24 pessoas, diz ONU

Crimeia celebra um ano de retorno à Rússia

Políticos israelenses tentam conquistar eleitores no último dia de campanha

Em 28 de dezembro, o voo QZ8501, com 162 pessoas a bordo, fazia uma curta viagem entre a cidade indonésia de Surabaya e Singapura, na Malásia, quando enfrentou mau tempo e caiu no Mar de Java, o que desencadeou uma busca internacional, com navios e aeronaves de vários países nos esforços para encontrar destroços do avião – um Airbus A320-200 – e as vítimas.

Nas últimas semanas, a busca sofreu um recuo considerável, com a retirada de navios estrangeiros e de militares indonésios, que tinham colocado à disposição a maior parte do pessoal e do equipamento.

As equipes da Agência Civil de Busca e Salvamento da Indonésia prosseguiram a busca, embora numa escala menor, e encontraram mais alguns corpos e restos do Airbus, mas a coordenação decidiu que os esforços "terminariam completamente" hoje, devendo os quatro navios ainda envolvidos no processo regressar a Jacarta na quarta-feira (18).

Ao todo, foram recuperados os corpos de 106 ocupantes do avião, permanecendo 56 desaparecidos. Tony Fernandes – responsável pela AirAsia, companhia aérea de baixo custo da Malásia, citado pela agência AFP – considerou que a operação foi "bem-sucedida", mas "não podia durar para sempre", tendo o fim das buscas sido determinado "com o acordo das famílias das vítimas".

Até agora, o Comité de Segurança dos Transportes da Indonésia lançou pouca luz sobre as causas do acidente ou o que ocorreu nos momentos antes da tragédia, sabendo-se apenas que a queda da aeronave foi rápida e que, momentos antes, o copiloto estava no comando do avião, no lugar do piloto, mais experiente.