Professora é homenageada com artigos publicados em revistas reconhecidas pelo MEC
Lisete coordenava o Projeto Educa/EaD pela Secretaria de Educação
16 MAR 2015 • POR • 16h23O final de 2014 proporcionou para a professora de Guarujá, Lisete Salgado Marques Costa, que atuava na rede municipal de ensino da Cidade, merecidas homenagens com publicações em revistas educacionais, reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC). Ela, que faleceu no ano passado, deixou um grande legado para o municÃpio de Guarujá.
Lisete coordenava o Projeto Educa/EaD pela Secretaria de Educação e escreveu artigos baseados, a partir das experiências de formações realizadas no setor, projetando assim a qualidade de ensino de Guarujá para todo o Brasil, por meio de revistas educacionais.
Dos textos produzidos, o mais recente intitulado: âMitos sobre a abordagem de Reggio Emiliaâ foi aprovado e publicado na Revista Direcional Educador. Este trabalho foi realizado por meio da formação continuada 'Auxiliares de Desenvolvimento Infantil', que logo após o artigo foi implantado pela Seduc, por meio da Diretoria de Programas Estratégicos Educacionais e com apoio da Diretoria de Educação Infantil, a fim de buscar a qualidade permanente dos Núcleos de Educação Infantil Municipal â NEIMS - (creches municipais) e valorizar a cultura da infância.
Recursos pedagógicos foram implantados nos núcleos de educação infantil da Prefeitura de Guarujá, tais como: a mesa luminosa e a caixa de areia. Este último artigo ainda ressalta as primeiras impressões que os educadores geralmente têm sobre a abordagem Reggiana.
A secretária de Educação do MunicÃpio, Priscilla Bonini Ribeiro, engrandece a contribuição da professora Lisete Salgado para com a educação de Guarujá. âLisete foi uma profissional que contribuiu como professora, gestora e formadora, mas principalmente por sua atenção como coordenadora da plataforma Ead na Rede de Ensino de Guarujáâ, explicou.
âComo ser humano emanava energia, simpatia, alegria e paixão por tudo que realizava. Colocou à disposição da Educação seu conhecimento e experiência profissional, atuando sempre com muita dedicaçãoâ, completou Priscilla.
Trajetória na Seduc â A professora Lisete Salgado Marques Costa, falecida em 22/09/14, era graduada em Pedagogia e pós-graduada em MÃdias na Educação pela Universidade de São Paulo. Desde 2002 era professora do Ensino Fundamental I na rede municipal de Guarujá. Em 2009 implantou o projeto Educa/EaD, projeto inovador no municÃpio, do qual era coordenadora.
De junho de 2009 a, Março de 2010, o projeto funcionou na Casa do Educador. A partir de abril de 2010, o projeto passou a funcionar no Centro de Capacitação de Professores â CECAP (Rua Ceará, s/n â Jardim Santense), uma vez que era o local de formação continuada de professores.
Desde 2009, o projeto teve um imenso crescimento no atendimento de professores, gestores, técnicos, auxiliares de desenvolvimento infantil da rede, ampliando inclusive o atendimento para professores de outras cidades e estados do Brasil.
Com esse avanço, a professora Lisete incentivava a equipe do projeto Educa/EaD, a elaborar artigos sobre as experiências vivenciadas nas formações e enviá-los para eventos e revistas renomadas na área de educação.
Principais artigos
Com base no curso âQualidade de vida docenteâ foram elaborados três artigos:
· Em 2013, no Congresso Brasileiro de Educação âEnsino e Aprendizagem na Educação Básica: Desafios Curricularesâ foi publicado e apresentado o artigo âInterações assÃncronas: desafios virtuais para melhorar a qualidade de vida docenteâ, na Universidade Estadual Paulista âJúlio de Mesquita Filhoâ, em Bauru/São Paulo;
· Em 2014, no âII Encontro Luso-Brasileiro sobre o trabalho docente e formação polÃticas, práticas e investigação: pontes para a mudançaâ foi publicado o artigo âFóruns virtuais: desafios interativos para melhorar a qualidade de vida docenteâ, no Centro de Investigação e Intervenção Educativas da Universidade do Porto, em Portugal;
· No mesmo ano, na Revista Querubim o artigo foi âInterações assÃncronas: um estudo sobre os desafios virtuais para melhorar a qualidade de vida docenteâ, na Universidade Federal Fluminense, no Rio de Janeiro.
Além disso, foram elaborados dois artigos sobre o curso âReggio Emilia: uma abordagem pedagógica na Educação Infantilâ:
· Em 2014, na Revista Querubim foi publicado o artigo âAtividade em equipe no ambiente virtual de aprendizagem: uma estratégia pedagógica para vislumbrar práticas educativas na perspectiva de Reggio Emiliaâ, na Universidade Federal Fluminense, no Rio de Janeiro;
· Em 2015, na Revista Direcional Educador foi publicado o artigo âMitos sobre a abordagem de Reggio Emiliaâ.