Protestos são destaque da imprensa internacional

O britânico Financial Times buscou explicar os motivos que levaram as pessoas a protestar contra o governo Dilma

15 MAR 2015 • POR • 18h21

Os protestos que levaram milhares de pessoas às ruas das principais capitais brasileiras neste domingo, 15, foram destaque na imprensa internacional.

A versão online do jornal britânico The Guardian deu destaque ao tom conservador dos protestos e teceu um perfil básico dos manifestantes: predominantemente brancos e de classe média. A publicação também ressaltou a quantidade de pedidos de intervenção militar, presentes em boa parte das manifestações.

Leia Também

Em Porto Alegre, Brigada Militar estima 100 mil manifestantes

Ato em Recife tem hino das Forças Armadas e defensores da ditadura

Com faixas criticando corrupção e medidas econômicas, paulistanos vão às ruas

Jovem com cartaz pedindo intervenção militar é hostilizado no Rio

Rio: Homem com bandeira vermelha é agredido por manifestantes anti-Dilma

Já o também britânico Financial Times buscou explicar os motivos que levaram as pessoas a protestar contra o governo Dilma, citando a recessão da economia e o escândalo de corrupção envolvendo a Petrobrás. "As manifestações, planejadas durante semanas pelas redes sociais, acontecem depois de apenas três meses do segundo mandato de Dilma Rousseff", ressaltou a publicação.

O argentino Clarín lembrou que as manifestações acontecem no aniversário de 30 anos da restituição da democracia no Brasil, após 21 de ditadura militar, e destacou um vídeo publicado na página do Facebook de Dilma Rousseff pouco antes do início dos protestos. Nele, ela defende o direito das 'atividades espontâneas' e lembra que, em outros tempos, 'não era possível organizar protestos nas ruas do Brasil'.