Inscrições para oficinas de cinema do Querô encerram dia 15

Ao todo, 40 jovens serão selecionados segundo os organizadores do Instituto

10 MAR 2015 • POR • 12h53

Você já sonhou em produzir seu próprio curta-metragem, recebendo aulas com cineastas do mercado atual e tudo gratuitamente? A oportunidade está nas Oficinas Querô, projeto de capacitação audiovisual desenvolvido pelo Instituto Querô, que seleciona jovens de baixa renda familiar para aprenderem a ser cinegrafistas, roteiristas, produtores, fotógrafos, e outras funções que integram o universo audiovisual. E esta é a última semana (até domingo, 15/03) para quem quiser se inscrever online para a Turma Básica das Oficinas Querô 2015. Até o momento, cerca de 200 jovens já realizaram a inscrição.

Ao todo, 40 jovens serão selecionados. Além da baixa renda familiar, para se inscrever é preciso ter entre 14 e 18 anos e estudar nas escolas públicas de Santos, São Vicente, Cubatão e Praia Grande. Junto às inscrições online que acontecem pelo Facebook - fb.com/institutoquero -, no aplicativo “Inscrições Abertas!”, a equipe do Instituto Querô tem visitado as escolas públicas da região para apresentar o projeto aos jovens e buscar novos talentos no audiovisual.

Uma das recentes visitas aconteceu na unidade do CREAS - Centro de Referência Especializado de Assistência Social –, unidade de proteção especial da Prefeitura de Santos que realiza serviços continuados aos jovens em situação de ameaça ou violação de direitos (violência física, psicológica, sexual). No local, foi realizada uma mini oficina de cinema com os jovens, como parte do processo de inscrições para as Oficinas Querô.

Oficinas Querô

Com aulas cinco dias por semana realizadas na Unimonte, os jovens passam por todas as etapas de uma produção audiovisual, incluindo a sessão de estreia especial em dezembro, no Cine Roxy, com exibição dos curtas produzidos durante o ano. Além disso, os curtas são inscritos nos festivais de cinema pelo país.

Com patrocínio do Banco Votorantim, as Oficinas Querô já capacitaram cerca de 300 jovens, produzindo em 9 anos, 84 filmes e conquistando 41 prêmios. Além de capacitação audiovisual, o curso também oferece aulas de formação cidadã, transporte gratuito da Viação Piracicabana, tratamento dentário pelo projeto Dentista do Bem e acompanhamento social junto às famílias.

As aulas começam em abril. Mais informações pelo site www.institutoquero.org; email querooficinas@gmail.com; Facebook fb.com/institutoquero; e Instagram instagram.com/institutoquero.

Instituto Querô

O Instituto Querô é uma organização da sociedade civil de interesse público (Santos/SP), que utiliza o audiovisual como ferramenta para estimular talentos, promover a inclusão cultural, transmitir valores, desenvolver o empreendedorismo e dar voz a jovens que vivem em condições de alto risco social.