De novo sem Valdivia, Verdão adota cautela para entrar nos trilhos

Por lesão na coxa esquerda, jogador ficará duas semanas afastado dos jogos e será substituido por Patrick Vieira

7 FEV 2013 • POR • 12h28

Com um elenco enxuto, Gilson Kleina abriu mão de poupar seus principais atletas para a Libertadores e usou força máxima no Paulista, até adotando o 4-3-3. Mas os resultados não vieram, Valdivia se machucou e a conclusão foi de que as tentativas foram precoces. E é retomando a cautela que o Palmeiras tenta encontrar rumo a partir desta quinta-feira, quando enfrenta o Atlético Sorocaba às 19h30 (de Brasília), no Pacaembu.

Sem Valdivia, que ficará duas semanas afastado dos jogos por lesão na coxa esquerda, mais uma vez a missão de armar o time fica com Patrick Vieira. A maior novidade, porém, é o retorno do 4-4-2, reforçado no meio-campo com João Denoni marcando ao lado de Márcio Araújo – o atacante Vinicius vai para o banco.

Após perder do Penapolense e sofrer para empatar nos acréscimos com o XV de Piracicaba, Kleina passou a ser contestado e deixou de ser tranquilo e seguro como antes. Em busca de paz, tenta a regularidade se preocupando em não desgastar demais seus astros. Até reforços têm sido poupados, como Marcelo Oliveira, que ainda não será titular.

Por mais opções no dia 14, data da estreia na Libertadores diante do Sporting Cristal, do Peru, até Souza será reserva, mesmo plenamente recuperado da torção no joelho esquerdo que o tornou desfalques nas três últimas partidas. “Por enquanto volto no banco porque tenho que pegar mais ritmo de jogo, voltar aos poucos para pegar confiança”, disse o volante.

A equipe precisa vencer para se garantir na zona de classificação para as quartas de final na conclusão desta sexta rodada do Estadual. Além de aumentar as contestações, uma derrota ainda daria esperança ao Atlético Sorocaba, que só tem três pontos a menos em relação ao Verdão.

O time interiorano, que estava na segunda divisão paulista no ano passado, encara o confronto de forma tão decisiva que o técnico Estevam Soares até realizou treino fechado. Mas ele dificilmente deve repetir o esquema com três atacantes que usou na goleada por 4 a 0 sobre União Barbarense.

A possibilidade mais provável de escalação é com a troca do atacante Jorge Preá, campeão paulista pelo Palmeiras há cinco anos, pelo volante Gerson. Ainda no ataque, Tiago Marques concorre com Misael à vaga do lado de Bruninho.

Ficha técnica

Palmeiras x Atlético Sorocaba

Local: Estádio do Pacaembu, em São Paulo (SP)
Data: 7 de fevereiro de 2013, quinta-feira
Horário: 19h30 (de Brasília)
Árbitro: Marcelo Prieto Alfieri (SP)
Assistentes: Giulliano Neri Colisse e Fabio Rogerio Baesteiro (ambos de SP)
Assistentes adicionais: Luiz Vanderlei Martinucho e Marcio Henrique de Gois (ambos de SP)

Palmeiras: Fernando Prass; Ayrton, Henrique, Mauricio Ramos e Juninho; Joao Denoni, Márcio Araújo, Wesley e Patrick Vieira; Maikon Leite e Barcos
Técnico: Gilson Kleina

Atlético Sorocaba: Marcelo Moretto; Fábio Sanches, William e César; Da Silva, Gilberto, Gerson (Jorge Preá), Carlinhos e William Simões; Tiago Marques (Misael) e Bruninho
Técnico: Estevam Soares