Polícia Federal desarticula quadrilha internacional de tráfico de cocaína

Treze mandados de prisão foram expedidos. A operação abrange ainda os estados de Minas Gerais e São Paulo

29 JAN 2015 • POR • 14h15

A Polícia Federal deflagrou hoje (29) a Operação Soberba para desarticular uma organização criminosa de tráfico internacional de cocaína que agia a partir de Mato Grosso. Treze mandados de prisão foram expedidos. A operação abrange ainda os estados de Minas Gerais e São Paulo.

As investigações foram iniciadas há cerca de um ano. A polícia descobriu que a droga era obtida na Bolívia e tinha como principal destino o estado de Minas Gerais. Havia também ramificações em Portugal e na Espanha. O grupo criminoso era financiado por um doleiro de Cuiabá, que usava uma empresa de turismo de fachada, em São Paulo, para movimentar o dinheiro, informou a Polícia Federal.

Leia Também

Agente da GCM é assassinada na frente dos filhos em São Paulo

Em menos de 24 horas, três pessoas são atingidas por balas perdidas no Rio

Itália adia decisão sobre extradição de traficante ao Brasil

PM é executado por dupla em moto na zona leste de São Paulo

Prisão de traficante termina em confronto na Cracolândia

Foram cumpridos 44 mandados em três cidades de Mato Grosso, quatro em Minas Gerais e dois em São Paulo. Onze mandados são de prisão preventiva, dois de prisão temporária, 13 de condução coercitiva e 18 de busca e apreensão. O bloqueio das contas bancárias e o sequestro dos bens dos investigados foram determinados pela Justiça Federal.

No período de investigações, cinco pessoas foram presas em flagrante. A polícia apreendeu 218 quilos de pasta base de cocaína, além de dinheiro e veículos.