Corredor de ônibus completa 31 dias úteis de funcionamento

Ação, implantada na Avenida 9 de Abril, atingiu os objetivos traçados pela CMT.

4 FEV 2013 • POR • 14h02

A Faixa Exclusiva para Ônibus, implantada pela Companhia Municipal de Trânsito de Cubatão (CMT) no mês passado, completou nesta sexta-feira (1º) de fevereiro, 31 dias úteis de funcionamento. A avaliação do Setor de Trânsito da Companhia é que a ação atingiu os objetivos traçados.

Desde a implantação do corredor, o fluxo de trânsito na Avenida 9 de Abril, no horário de pico da tarde, se normaliza antes de completar a primeira hora de funcionamento da faixa exclusiva. "Antes, até umas 18 horas tínhamos trânsito lento no local. Atualmente, o fluxo está normal às 17 horas", explica do superintendente da CMT, Marco Fernando da Cruz. Pela manhã,

Nas primeiras semanas, houve apenas pequenos contratempos. "Os agentes de trânsito orientaram os motoristas e conseguimos atingir os objetivos neste período, com a ajuda dos próprios motoristas, que colaboraram com o funcionamento do corredor", diz Marco Cruz.

Desde o início do corredor, foi necessária a remoção de 42 veículos, número abaixo da estimativa inicial da CMT. "A média de remoções da última semana é de menos de um veículo por dia. Nossa equipe acredita que a tendência é diminuir ainda mais", afirma o superintendente. Antes do início do corredor, houve um trabalho de divulgação intenso, com faixas ao longo da Avenida 9 de Abril, distribuição de panfletos e matérias na imprensa.

Marco Cruz salienta que a colaboração dos motoristas é fundamental para que o corredor continue funcionando. "Quem estaciona o veículo no horário de funcionamento da faixa exclusiva acaba atrapalhando todo o fluxo de trânsito. A consciência do motorista é importante para que todos possam chegar mais ce do em casa depois do dia de trabalho".

Funcionamento

A faixa exclusiva para ônibus na Avenida 9 de Abril funciona de segunda à sexta-feira, em dois horários: pela manhã, no sentido indústria, no trecho entre o Parque Anilinas e a ponte do Rio Cubatão, entre 6 e 9 horas; e entre 16 e 19 horas, no sentido bairro, entre a ponte do Rio Cubatão e a Rua Ceará.

Melhorias 

Para o superintendente da CMT, Marco Cruz, esta ação vem complementar outros trabalhos que foram implantados na região. "Além da instalação de semáforos inteligentes, a nova entrada para a região do Jardim Costa e Silva, pela Rua Teodoro Soares Fernandes, está diminuindo o tempo de trânsito lento na Avenida 9 de Abril nos horários de pico. A implantação de uma faixa exclusiva para ônibus é mais um complemento".