Guarujá entrega quase 2 mil benefícios antes do início das aulas

Cerimônia na Escola Municipal Benedicta Blac, na sexta-feira (1º), entregou 1.750 passes da primeira fase de 2013.

4 FEV 2013 • POR • 12h14

Proporcionar aos estudantes mais carentes de Guarujá, o direito de se locomover até a escola, sem custos. Esse é o Passe Livre, benefício concedido pela Prefeitura que garante o transporte do aluno à escola e que tem mudado a vida de muitas famílias da Cidade. E pela primeira vez, estudantes do Município recebem o benefício antes do início das aulas, que acontece nesta segunda (4).

Por isso, a Prefeitura de Guarujá, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Seduc), entregou 1.750 benefícios – que corresponde ao primeiro período de inscrição de 2013 –, em cerimônia realizada na Escola Municipal Benedicta Blac, no Perequê, na última sexta-feira (1º). Na ocasião, os primeiros a receberem foram os alunos das unidades: Mário Cerqueira, Maria Eunice, Benedicta Blac e a Escola Estadual Pastor Jaconias.

Ampliado no primeiro ano de gestão da prefeita Maria Antonieta de Brito, o Passe Livre contemplou. em 2012, exatos 4.017 estudantes. Se for compararmos de 2005 a 2008, com os últimos quatro anos, a Prefeitura aumentou a concessão do benefício em 200%, conforme a Seduc. Antes de 2009, só eram distribuídos apenas de 500 a 700 passes.

Antonieta foi representada pelo vice-prefeito e secretário Executivo de Coordenação Governamental, Duíno Verri Fernandes. Para ele “é um orgulho proporcionar este benefício aos estudantes. É desejo da prefeita a melhora da educação, pois ela, como educadora, tem deixado um legado importante na qualidade de ensino”.

O reflexo da ação tem melhorado a vida de Janeide Soares da Silva. Ela possui três filhos que se utilizam do benefício, e que estudam nas escolas Benedicta Blac, Mário Cerqueira e Maria Eunice. “Com o passe não tenho mais que pagar a perua escolar. O Passe Livre tem me ajudado muito com meus três filhos”, explica.

Segundo a secretária municipal de Educação, Priscilla Bonini, a Prefeitura está atendendo a população de forma eficiente. “Este é um momento importante, pois mostra o quanto estamos trabalhando para a comunidade. A prefeita, quando assumiu, solicitou a ampliação do Passe Livre e foi isso que aconteceu. Hoje são mais de 4 mil benefícios”, afirma.

De acordo com o presidente da Comissão do Passe Livre, André Theodoro, “pela primeira vez, Guarujá entrega o benefício antes do início das aulas. Ter o cartão antes disso, só esta Administração conseguiu fazer. Já neste ano, a previsão é de que tenhamos cerca de 5 mil benefícios concedidos”.

Além de garantir o acesso à unidade escolar, o Passe Livre promove ao aluno a sua inclusão. Portador de distúrbio psicológico, o estudante Kaique Félix da Silva passou para o 3º ano. A avó dele, Dilma Félix da Silva conta que o benefício é uma “grande ajuda”. Para você ter uma ideia vou economizar R$ 5,20 por dia. É muito bom o que a Prefeitura tem feito”, falou.