Codesp abre licitação para Portolog

Projeto tem como objetivo sincronizar a chegada de navios com a das cargas

9 DEZ 2014 • POR • 12h36

A Codesp abre no próximo dia 18, às 10 horas, no site www.comprasgovernamentais.gov.br, as propostas apresentadas por empresas ou consórcio para prestação dos serviços de implantação do projeto Cadeia Logística Portuária Inteligente no Porto de Santos. A licitação será feita através de Regime Diferenciado de Contratação (RDC) Eletrônico e o edital já se encontra disponível na Gerência de Contratações e Licitações, na Avenida Conselheiro Rodrigues Alves, s/nº,  bairro do Macuco, em Santos. Também é possível ter acesso pelos sites www.portodesantos.com.br e www.comprasgovernamentais.gov.br.

Os serviços a serem contratados abrangem a elaboração e o desenvolvimento dos projetos básico e executivo, a execução das obras, o fornecimento e a instalação de equipamentos, redes e respectivos softwares e o desenvolvimento de software integrador. Contemplam, ainda, a realização de testes dos equipamentos, sistemas e softwares, testes preliminares, treinamento, operação assistida, manutenção e suporte técnico, bem como todas as etapas de serviços e instalações necessárias. O prazo para execução do projeto é de 36meses.

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O diretor presidente da Codesp, Angelino Caputo, explica que o Portolog tem por objetivo sincronizar a chegada dos navios e das cargas nos terminais, a programação e o credenciamento de veículos para uso racional e utilização da plena capacidade de acesso ao porto. A iniciativa é parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), que prevê investimentos de R$ 115 milhões para que 12 portos brasileiros adquiram equipamentos e implantem o sistema já concluído pelo Serpro.

A Secretaria de Portos (SEP) deu início aos procedimentos para implantação do sistema Cadeia Logística Portuária Inteligente (Portolog) no Porto de Santos em maio deste ano. O projeto foi detalhado à comunidade portuária santista pelo diretor de Planejamento Estratégico e Controle da Codesp, Luis Claudio Montenegro, juntamente com técnicos da SEP e do Serviço Federal de Processamentos de Dados (Serpro). A implantação começou por Santos, por envolver maior complexidade, visto ser o maior do país.

Segundo o presidente Caputo, o sistema já funciona, em caráter experimental, desde o final de outubro, de forma manual (ainda sem uso das tecnologias de trocas de dados), apenas para os terminais que operam granéis sólidos de origem vegetal. “No último bimestre de 2014, a Codesp iniciou a aquisição de antenas que compõem o sistema, por meio de Regime Diferenciado de Contratação (RDC), e suas instalações nos terminais e pátios reguladores”, acrescenta Caputo. Entre os meses de outubro e novembro, colaboradores dos terminais portuários e dos pátios reguladores foram treinados para uso do sistema Portolog. A fase piloto está prevista para acontecer até o final de janeiro de 2015.

A partir de um cadastramento da carga no sistema, o Portolog vai monitorar sua saída para o Porto, através de acompanhamento eletrônico. Os caminhões serão identificados com etiquetas inteligentes (tags), que enviarão os dados por meio de sistemas de comunicação, permitindo o rastreamento e gerenciamento do transporte com mais eficiência. Além das áreas públicas do porto, terminais e pátios, o programa se estenderá, também, a todos os corredores rodoviários do país.

Após implantado, o Portolog deve interligar-se ao Porto sem Papel (sistema de informação que reúne em um único meio de gestão as informações e a documentação das mercadorias embarcadas e desembarcadas nos portos) e ao Sistema de Monitoramento do Tráfego de Embarcações, o VTMIS, que possibilitará o acompanhamento e gerenciamento, em tempo real, do fluxo de embarcações no canal de navegação e nas áreas de fundeio do Porto.