Número de acessos em banda larga chega a 179 milhões em outubro

Crescimento nos últimos 12 meses foi de 46%, com 56,7 milhões de novos acessos em banda larga ativados no período, em todo o País

3 DEZ 2014 • POR • 16h19

O Brasil fechou o mês de outubro com 179,1 milhões de acessos em banda larga, o que representou um crescimento de 46% frente a outubro do ano passado. Segundo levantamento da Associação Brasileira de Telecomunicações (Telebrasil), nos últimos doze meses, 56,7 milhões de novos acessos foram ativados, num ritmo de ativação de 1,8 nova conexão por segundo.

A banda larga móvel, pelas redes de 3G e 4G, liderou a expansão dos acessos à internet, chegando em outubro a 155,3 milhões de conexões, com 54% de crescimento em relação a outubro de 2013. A banda larga pela tecnologia de quarta geração (4G), que permite velocidade de conexão à internet até dez vezes mais rápida que a 3G, já conta com 5 milhões de acessos.

Leia Também

Incêndio atinge prédio de faculdade no centro de São Paulo

PT-SP entra com representação contra Bruno Covas

Crédito imobiliário crescerá pouco mais de 5%, diz a Abecip

Encerram sexta-feira as inscrições para o 1º curso gratuito de tecnologia nas férias

Na banda larga fixa, os acessos somaram 23,8 milhões em outubro. Desse total, 2,2 milhões de conexões foram ativadas nos últimos doze meses, com crescimento de 10% no período. A infraestrutura de banda larga fixa está presente em todos os municípios brasileiros. É por meio dessas redes que as concessionárias atendem com banda larga gratuita a mais de 66 mil instituições públicas de ensino fundamental e médio, pelo programa Banda Larga nas Escolas.

A expansão também se deu na cobertura das redes de banda larga móvel, ativada em 346 novos municípios nos últimos doze meses. Ao todo, as redes de terceira geração estão instaladas em 3.809 municípios, onde moram 92% dos brasileiros. O 4G já chega a 129 cidades, que concentram 40% da população brasileira. Essa cobertura supera em muito a meta prevista, de atendimento de 45 cidades com mais de 500 mil habitantes.

Internet

De acordo com a consultoria de tecnologia eMarketer, até o fim do ano, o Brasil deve se tornar o quarto país com a maior população de usuários de Internet do mundo, ultrapassando o Japão.  Já em 2015, segundo a consultoria, o mundo deve atingir pela primeira vez a marca de 3 bilhões de pessoas conectadas à Internet, o equivalente a 42,4% da população mundial. Até 2018, quase a metade do mundo vai acessar a web pelo menos uma vez ao mês.