Santos e Guarujá vão aderir a índice do TCE

Lançado ontem, o novo índice é formado por sete indicadores diferentes

17 OUT 2014 • POR • 10h35

As prefeituras de Santos e Guarujá vão aderir ao Índice de Efetividade da Gestão Municipal (I-EGM) do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP). O anúncio, feito por ambas ontem, durante o lançamento da iniciativa, na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP), na capital.

A medida visa avaliar de forma qualitativa os gastos públicos nos municípios e num primeiro momento, a adesão das cidades será voluntária.

Leia Também

Diário do Litoral participa de eventos com estudantes na CPFL

Etec Alberto Santos Dumont está com inscrições abertas para 2015

Projeto “Vem Dançar” inicia atividades na Socia

Prêmios enviados por Guarujá são entregues com sucesso a crianças bósnias

Abertas vagas para cursos de capacitação no SinHoRes

Sabesp realiza última etapa dos trabalhos na rede do Canal 2 nesta quinta

O novo índice é formado por sete indicadores: Planejamento, Gestão Fiscal, Saúde-Gestão da Atenção Básica, Educação-Ensino Fundamental, Proteção das Cidades, Sustentabilidade Ambiental e Governança da Tecnologia da Informação. Para auxiliar os gestores, foi elaborado pelo TCE um manual de orientação.

“A Administração Municipal de Santos possui o ambiente favorável para o índice, porque já se antecipou à medida com o programa Participação Direta nos Resultados (PDR), que possui indicadores similares”, explicou o secretário de Gestão de Santos, Fábio Ferraz.

Já a prefeita de Guarujá, Antonieta Brito, que também esteve no evento, acredita que as Administrações terão que passar por uma grande adaptação. Segundo ela, o processo terá que ser efetivo na Administração, devendo ser feito por funcionários das secretarias. “Temos que ter uma mudança de cultura, pois não adiantará o município apresentar bons índices e o munícipe não os perceber de forma positiva”.