PT responsabiliza mídia por subida de Aécio em pesquisas

Tanto o Ibope quanto o Datafolha apontaram o candidato do PSDB com 51% dos votos válidos e a petista com 49%

9 OUT 2014 • POR • 21h10

O Secretário Nacional de Organização do PT, Florisvaldo Souza, responsabilizou a mídia pelo resultado das pesquisas Ibope/Estadão/TV Globo e Datafolha divulgadas nesta quinta-feira 9, nas quais o candidato do PSDB à Presidência da República, Aécio Neves, aparece numericamente à frente da presidente Dilma Rousseff (PT). Florisvaldo afirmou que os meios de comunicação promovem "denuncismo" e favorecem o tucano no noticiário.

Tanto o Ibope quanto o Datafolha apontaram Aécio com 51% dos votos válidos e Dilma com 49%. Como a margem de erro é de dois pontos para mais ou para menos, o que significa que ambos estão empatados tecnicamente.

Leia Também

Datafolha: Aécio tem 46% e Dilma 44% das intenções de voto no segundo turno

Ibope: avaliação do governo Dilma é estável

Aécio e Dilma empatam na 1ª pesquisa Ibope do 2º turno

Petrobras: ex-diretor diz a juiz que PP, PT e PMDB receberam valor de contratos

Em nota, PSDC anuncia apoio à candidatura de Aécio

"Só tem notícia ruim para a Dilma e boa para o Aécio. Explorando o resultado de domingo, falando que o PT perdeu em São Paulo, mas não falam que o Aécio perdeu em Minas Gerais", disse. "Continua o vazamento ilegal e irresponsável, sem ouvir as pessoas", acrescentou, citando as denúncias de corrupção envolvendo a Petrobras. Para ele, as sondagens não surpreenderam e, diante do que chamou de "massacre da mídia", a diferença do tucano sobre Dilma poderia ser até maior.

O governo tem sofrido desgastes com as acusações de corrupção na Petrobras que estão sendo reveladas pelos depoimentos à Justiça do ex-diretor da estatal Paulo Roberto Costa e pelo doleiro Alberto Youssef, alvo da operação Lava Jato, da Polícia Federal.

Florisvaldo afirmou que o debate será "equilibrado" com o início do programa eleitoral de rádio e televisão do segundo turno, retomado nesta quinta-feira (9). "Quando o debate ficar mais igual e transparente não tenho dúvidas de que vamos virar e ganhar a eleição", disse.