Cartório de São Vicente faz balanço

340ª Zona Eleitoral, que responde por 440 seções no município, contará com cerca de 2.490 mesários

4 OUT 2014 • POR • 11h19

Os preparativos para a eleição de amanhã seguem a todo vapor no maior cartório eleitoral da Baixada Santista, a 340ª Zona, em São Vicente. As urnas, que passaram a noite no Centro de Convenções, seguem hoje para as 440 seções eleitorais de responsabilidade do órgão, que contempla toda a Área Continental, e contará com o apoio de 2800 pessoas. Desse total, 2.490 serão mesários.

Adriana Varela, chefe do cartório, destaca que, desde julho, a zona eleitoral realiza um intenso trabalho de fiscalização e organização. “Até domingo as ações se concentram para que tudo dê certo na eleição. Isso não quer dizer que as operações não aconteçam”, disse. Ela ressalta que a colocação de cavaletes será proibida no domingo.

Leia Também

Mais de 1,3 milhão estão aptos a votar na Baixada Santista

Ministério libera São Vicente da inadimplência

Aloysio Nunes: “O PT transformou a corrupção em um método de governo”

Léo Santos (PSB) toma posse na Câmara de São Vicente

Skaf critica gestão tucana em SP

As ações realizadas pelo cartório, que recebeu sete denúncias online de propaganda irregular, resultaram, até agora, na apreensão de 171 cavaletes e três processos envolvendo carros de som. “Os cavaletes serão devolvidos aos proprietários depois da eleição. Os processos do som foram encaminhados ao Tribunal Regional Eleitoral para avaliação”, afirma Adriana. Nenhum candidato foi multado.

O cartório da 177ª Zona Eleitoral recebeu 13 denúncias online. Nos últimos três meses foram apreendidos 320 cavaletes e também houve a constatação de uma festa promovida por candidato - o que é proibido pela legislação eleitoral.

“A população de São Vicente precisa ser mais criteriosa e exigente, para ver se começa a ser tratada com mais respeito quanto à propaganda eleitoral, que tem sido exagerada. Os políticos mudam quando a população muda”, destaca Adriana.

Sobre a expectativa para amanhã, a chefe da 340º Zona Eleitoral disse que está confiante. “Espero que tudo ocorra tranquilamente. Estamos preparados para qualquer imprevisto”, afirma Adriana, que dá uma dica aos eleitores: “Vá com o rascunho ou a cola com os números dos seus candidatos. Não confie na memória, pois são muitos cargos e a demora poderá atrasar o processo eleitoral”.