DST/AIDS participa de Dia da Visibilidade Trans em Praia Grande

Ações ocorrerão na terça-feira (29), nas unidades de Saúde da Família.

27 JAN 2013 • POR • 11h21

O Programa Municipal de DST/AIDS e Hepatites Virais da Secretaria de Saúde Pública (Sesap) de Praia Grande programou uma série de ações nas unidades de Saúde da Família (Usafa) da Cidade relacionadas ao Dia Nacional da Visibilidade de Travestis e Transexuais. As atividades ocorrerão na terça-feira (29), data oficial da campanha, das 8 às 15 horas.

A data é celebrada desde 2004. A campanha foi elaborada por lideranças do movimento organizado de travestis e transgêneros, em parceria com o Programa Nacional de DST/Aids. Este dia é considerado um marco na luta pelos direitos humanos, cidadania e respeito às travestis e aos transexuais.

“O objetivo é conscientizar as pessoas sobre a importância da diversidade e o respeito ao Movimento Trans, representado por travestis, transexuais e transgêneros, já que muitos são vítimas de agressões verbais ou físicas, inclusive com casos fatais”, destacou a monitora da Equipe de Prevenção da Cidade, Josileide Correia.

Em Praia Grande, serão distribuídos material de orientação como folders referente a campanha e preservativos masculinos. Os profissionais utilizarão a oportunidade para dar mais detalhes sobre prevenção às DST/Aids.

Teste - Quem quiser fazer o teste de HIV, Sífilis, Hepatite B e C, pode se dirigir ao 3º andar do Centro de Especialidades Médicas e Ambulatórias (Cemas) (Avenida Presidente Kennedy, s/n°, Bairro Guilhermina), com RG e cartão SUS. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 8 às 15 horas. Não é necessário agendamento, nem estar em jejum. Informações pelo telefone: 34965238.