Cubatão terá oficinas Querô para estudantes produzirem filmes

Programa abrangerá 600 alunos das oitavas séries do Ensino Fundamental.

26 JAN 2013 • POR • 12h37

Neste ano, pela primeira vez, Cubatão contará com atividades das Oficinas Querô nas escolas municipais, permitindo a 600 alunos das oitavas séries planejarem e produzirem filmes, e com eles concorrer em festivais e premiações. Na próxima segunda-feira (28/1), às 8h30, no Cine Roxy do Parque Anilinas, haverá um encontro com as equipes das escolas (diretores, coordenadores pedagógicos e outros participantes), para organizar a aplicação deste programa na cidade.

O programa em Cubatão tem algumas diferenças em relação ao praticado em Santos. Como será detalhado no encontro do dia 28, a partir do reinício das aulas as escolas municipais farão uma pré-seleção dos temas para os filmes, dentro do eixo "Protagonismo Juvenil nas Escolas". Em fins de fevereiro, representantes do Querô farão nas escolas a primeira parte das oficinas com os alunos, distribuindo as fichas para os interessados se inscreverem no projeto (a intenção é que 60% dos cerca de mil alunos das oitavas séries se inscrevam).

Os grupos assim formados terão de 20 a 30 dias para montarem os roteiros, nas salas de aula, com o apoio dos professores, e então o Querô voltará a Cubatão para fazer as filmagens.

As obras assim produzidas participarão de festivais do setor, como o Curta Santos e o Festival do Minuto, e as melhores em várias categorias receberão prêmios durante a Semana de Esporte Educação e Cultura, que será promovida com os alunos cubatenses e suas famílias, de 7 a 11 de outubro.