Jornalistas fazem manifesto na Câmara hoje

A decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de acabar com a exigência do diploma, na quarta-feira, foi repudiada pela categoria

25 JAN 2013 • POR • 23h20

A Diretoria Regional de Santos do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo promoverá manifestação na sessão de hoje da Câmara de Santos, às 18 horas, para sensibilizar os vereadores sobre a importância do diploma universitário para o exercício da profissão de jornalista.

A decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de acabar com a exigência do diploma, na quarta-feira, foi repudiada pela categoria.

A diretoria regional do sindicato que representa os jornalistas da Baixada Santista e Vale do Ribeira pretende ainda mobilizar os estudantes universitários da Região para a defesa do diploma e demais sindicatos.

“Estamos estarrecidos. Essa medida é uma afronta à classe jornalística, uma decisão completamente equivocada, baseada em argumentos absurdos. É a primeira vez que o Judiciário beneficia a ilegalidade”, declarou o presidente da Diretoria Regional de Santos, Carlos Ratton, na última quinta-feira.  
  
Apesar da decisão do STF, Ratton entende que será possível negociar a exigência de contratação de jornalistas diplomados nas campanhas salariais com as empresas para o acordo coletivo de trabalho.