Presidente ucraniano se diz otimista com possível acordo de cessar-fogo

Petro Poroshenko lembrou que o presidente russo, Vladimir Putin, havia proposto um plano de resolução do conflito

4 SET 2014 • POR • 20h16

O presidente da Ucrânia, Petro Poroshenko, disse hoje (4) que está otimista com o fechamento de um acordo de cessar-fogo no Leste do país, em reunião prevista para esta sexta-feira (5) em Minsk, capital da Bielorússia. O encontro reunirá negociadores da Ucrânia, da Rússia e do Orgão de Segurança Europeu.

"Estou prudentemente otimista", afirmou Poroshenko, em conversa com jornalistas durante encontro da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), no País de Gales, do qual participaram os 28 chefes de Estado que fazem parte da organização.

Leia Também

Morre a apresentadora Joan Rivers, aos 81 anos

ONU diz que 250 mil pessoas fugiram de milícias na Líbia

Mais de 200 nigerianos monitorados por risco de ebola

Enchente na Índia deixa quase 50 pessoas desaparecidas

Reunião da ONU discutirá medidas para conter emissões

O chefe do Governo da Ucrânia lembrou que o presidente russo, Vladimir Putin, havia proposto um plano de resolução do conflito e que os rebeldes separatistas também manifestaram interesse em um cessar-fogo imediato.

Apesar do otimismo, o líder ucraniano foi cauteloso ao ressaltar que um acordo é um "enorme desafio". Ele reiterou as exigências impostas pela Ucrânia, que incluem o controle da fronteira russo-ucraniana pelo Orgão de Segurança Europeu, a retirada de todas as tropas russas e a libertação dos soldados detidos pelas forças rebeldes ou pela Rússia.