Prefeitura abre inscrições para curso à distância sobre perigos de exposição solar

O curso terá duração de 30 horas e conteúdo disponibilizado pela Sociedade Brasileira de Dermatologia.

1 SET 2014 • POR • 12h23

A partir desta segunda-feira (1°), a Secretaria de Educação (Seduc) de Guarujá, abre inscrições para o Curso EAD (Educação a Distância) de formação de técnicos e professores da rede municipal de ensino para a campanha “Sol, Amigo da infância”, que tem como objetivo educar sobre os perigos do excesso de exposição solar na infância, e ensinar a prevenção.

Estão disponíveis 50 vagas. O curso terá duração de 30 horas e conteúdo disponibilizado pela Sociedade Brasileira de Dermatologia. O ciclo termina com a apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso durante a “Semana de Educação na Exposição Solar Infantil Preventiva ao Câncer – Sol, amigo da infância”.

Para se inscrever, os interessados devem ser professores da rede municipal de ensino, atendendo prioritariamente alunos do 1° ao 5° ano. As inscrições podem ser feitas até esta quarta-feira (3). Para se cadastrar é necessário acessar o portal http://ead.guaruja.sp.gov.br e preencher os dados necessários.

Todos os cursistas contarão também com o auxílio de tutoras da equipe de EAD da Seduc e o apoio científico dos dermatologistas Ricardo Criado e Francisco Ferreira. Para a responsável pelo Ensino à Distância da Prefeitura, Lisete Costa, esse suporte técnico sobre o assunto vai fomentar os conhecimentos dos professores. “É um estimulo para um desenvolvimento de prevenção e informação. Posteriormente os alunos poderão ser transmissores desse conhecimento”, explica.

O curso conta também com a participação do Rotary Internacional na tradução das cartilhas a serem usadas em sala de aula depois da capacitação dos alunos. Segundo a coordenadora de ações educacionais da Seduc, Rosemary Aquem, os professores terão oportunidade de conhecer, durante o curso, o conteúdo das cartilhas e utilizá-las para preparar planos de aulas.

Ela destaca os benefícios para os alunos de aprenderem mais sobre cuidados com a pele e sua exposição ao sol. “É importante que desde a infância eles aprendam a se proteger e até os benefícios do sol, aproveitando os melhores horários do dia para hidratar a pele sem perigos”, conta Rosemary.