Programa Docinhos de Guarujá promove treinamento para aplicação de insulina nesta quinta-feira (28)

A ação acontecerá na Unidade de Especialidades (UE)

27 AGO 2014 • POR • 15h22

As crianças e adolescentes portadores de diabetes do tipo 1 têm atenção especial em Guarujá. Através do Programa de Atenção e Tratamento ao Portador de Diabetes Tipo 1, “Docinhos de Guarujá”, pacientes e familiares recebem o atendimento adequado e encontram a estrutura necessária para que tenham qualidade de vida. Eles são constantemente orientados a como conviver com o diabetes, uma patologia crônica. Pensando em seu bem estar, o Docinhos promove nesta quinta-feira (28) um treinamento de aplicação de insulina. A ação, voltada às crianças e seus pais, acontecerá na Unidade de Especialidades (UE), localizada na Avenida São João, 111 – Pae Cará, em Vicente de Carvalho, às 9 horas.

A capacitação será realizada pela enfermeira orientadora Bruna Raphaela Pedro. A profissional vem de São Paulo especialmente para ministrar o treinamento. Promover a independência dos jovens, para que possam conviver melhor com a doença, incentivando e ensinando a autoaplicação da insulina é preocupação constante da equipe do programa. Este é também o objetivo do encontro.

Segundo a coordenadora do Docinhos de Guarujá, Simone Alves dos Santos, a ação faz com que as crianças se libertem da dependência das mães e tenham a responsabilidade de aplicar sua própria insulina. Além das crianças e seus pais, os profissionais da Unidade de Especialidades também usufruem do treinamento, agregando novos conhecimentos ao trabalho desenvolvido no programa.

Programa – O Programa de Atenção e Tratamento ao Portador de Diabetes Tipo 1 atende atualmente 86 jovens. Ele funciona na Unidade de Especialidades (UE) de Vicente de Carvalho (Avenida São João, 111 – Pae Cará), de segunda a sexta, das 8 às 16 horas. Os pacientes recebem, mensalmente, todos os insumos (seringa e agulhas) e a insulina necessária para o tratamento. A equipe do programa é formada por: psicólogo, pediatra, fisioterapeuta, endocrinologista, nutricionista, auxiliares e enfermeira.