Trabalhadores de refeições coletivas promovem congresso

A Fetercesp (Federação dos Trabalhadores em Empresas de Refeições Coletivas de São Paulo) realiza seu segundo congresso estadual com o tema é "O Futuro é Agora".

24 JAN 2013 • POR • 23h21

Nos dias 30 e 31 de julho, na colônia de férias da Federação dos Comerciários de São Paulo, na Praia Grande, a Fetercesp (Federação dos Trabalhadores em Empresas de Refeições Coletivas de São Paulo) realiza seu segundo congresso estadual com o tema é "O Futuro é Agora".

A Fetercesp tem 11 sindicatos filiados, que representam cerca de 50 mil trabalhadores de 300 empresas. Esses sindicatos devem enviar mais de 500 delegados para o congresso.

Uma das principais discussões do congresso será a regulamentação profissional da categoria. Nesse setor foram criadas diversas funções que ainda não constam do código nacional do Ministério do Trabalho e da Receita Federal. Elas precisam ser regulamentadas para que tenham pisos salariais, jornadas, adicionais e direitos específicos junto, por exemplo, ao INSS.

Também será discutida a questão da merenda escolar, que gerou muita controvérsia neste ano, com disputas entre empresas, prefeituras e Ministério Público, e que foram parar na mídia.

As políticas sociais e econômicas das prefeituras, Estados e União, os efeitos da crise econômica, e como enfrentá-la, também serão objeto de debate e tirada de posição.

Por fim, será eleita a diretoria que vai comandar a entidade pelos próximos quatro anos, até 2013.

A colônia de férias da Federação dos Comerciários fica na avenida dos Sindicatos, esquina com a avenida da Praia Grande. A abertura do Congresso será às 9 horas.