Felipão pode "guardar" lateral e não utilizar todos como em 2002

Quando levou o time verde-amarelo ao título, na campanha de 2002, Felipão deu oportunidade a todos, exceto a Dida e Rogério Ceni, os dois goleiros reservas

10 JUL 2014 • POR • 11h01

Dos 20 jogadores de linha chamados por Luiz Felipe Scolari, apenas Maxwell ainda não foi a campo pela Seleção Brasileira nesta Copa do Mundo. A última chance do lateral esquerdo de atuar é no sábado, na disputa do terceiro lugar, mas dificilmente se concretizará, já que o treinador leva a partida em Brasília a sério, depois do vexame da derrota por 7 a 1 para a Alemanha, na semifinal da competição.

Quando levou o time verde-amarelo ao título, na campanha de 2002, Felipão deu oportunidade a todos, exceto a Dida e Rogério Ceni, os dois goleiros reservas - Jefferson e Victor, possíveis substitutos de Júlio César, também não deverão sair do banco, apesar de elogiados.

Leia Também

Argentinos fazem festa em ritmo de tango nas areias de Copacabana

Neymar vai se encontrar com a seleção brasileira na Granja Comary

Argentina volta à final nos penais e proclama independência de Maradona

Comerciantes esperam vendas menores após derrota do País

Willian e Paulinho acatam escolha de Bernard para a vaga de Neymar

"Se eu fechar os olhos e colocar qualquer um dos três, estão em uma fase... Os treinamentos mostram que tanto o Júlio quanto o Victor e o Jefferson são espetaculares", desconversou o treinador, na quarta-feira, ao lado do preparador de goleiros, Carlos Pracidelli, que concordava com o comentário balançando a cabeça.

Doze anos atrás, Felipão iniciou o torneio com Marcos; Cafu, Lúcio, Roque Júnior e Roberto Carlos; Edmílson, Gilberto Silva, Juninho Paulista e Ronaldinho Gaúcho, Rivaldo e Ronaldo. Até a semifinal, porém, utilizou todos os outros dez jogadores de linha: Vampeta, Denílson, Luizão, Anderson Polga, Edílson, Ricardinho, Kaká, Junior, Kleberson e, por fim, Belletti.

Maxwell só treinou uma vez entre os titulares, em Teresópolis, quando o titular Marcelo

Desta vez, os 11 titulares na estreia foram Júlio César; Daniel Alves, Dante, David Luiz e Marcelo; Luiz Gustavo, Paulinho e Oscar; Hulk, Neymar e Fred. Até o momento, além deles, já jogaram Ramires, Hernanes, Bernard, Willian, Jô, Fernandinho, Maicon, Henrique e Dante. O único que ainda aguarda uma oportunidade no time é Maxwell.

Conhecido mais no exterior do que no Brasil, o jogador já é um veterano, um dos mais velhos do elenco, com 32 anos. Atualmente no Paris Saint-Germain, ele tem passagens ainda por Barcelona, Inter de Milão e Ajax, equipe holandesa para a qual se transferiu em 2001, depois de ser revelado pelo Cruzeiro. Convocado para a Copa, fez apenas um treino entre os titulares ao longo do torneio, em ocasião na qual Marcelo deixou o campo, segundo a CBF, "para ir ao toalete". Sua última esperança é que o titular não tenha condições de jogo.

"O Marcelo recebeu um pisão no pé, mas acho que não é nada", disse Felipão, mostrando que conta com o jogador para o último compromisso do Mundial. "Minha questão é: coloco em campo a equipe que perdeu ontem (terça-feira) ou faço uma outra modificação já para ter observação melhor sobre isso ou aquilo, sobre determinado jogador?", perguntou-se. A definição passará também por dados da fisiologia e da preparação física.